RetroPie é um projeto criado para rodar os jogos dos consoles antigos em um Raspberry utilizando como base o sistema operacional Raspbian, e integrando a ele uma grande variedade de emuladores. Neste artigo, saiba como instalar o RetroPie no Raspberry Pi e configurar.
A lista é extensa e inclui emuladores para os videogames mais conhecidos como o Atari 2600, o Game Boy, o MSX, o Nintendo Entertainment System (NES), Nintendo 64 e Sega, entre outros (até mesmo p Playstation).
O emulador pode ser instalado manualmente no Raspbian seguindo as instruções da página do desenvolvedor do Emulation Station, ou você pode baixar uma imagem com o emulador já instalado, e rodar o sistema diretamente no Raspberry. É esse método mais interessante (para quem está contato com o Raspberry Pi a primeira vez), utilizando o RetroPie para rodar jogos do Nintendo.
Requisitos mínimos para Instalação
- Raspberry (A, A+, B, B+, 2, Zero, ou 3) para melhor desempenho utilize o Pi 3 Model B;
- Imagem do Emulador 2/3;
- Cabo HDMI;
- Teclado Usb ou Controle Console Usb;
- Fonte de Alimentação (Raspberry Pi);
- SD Card;
- Etcher (Gravar a imagem).
Caso esteja utilizando outro modelo do Raspberry Pi abaixo segue a page para download de outros modelos:
Ao término do download, descompacte o arquivo e você terá um novo arquivo com o nome de retropie-rpi1.img, que é a imagem do Raspbian já com o emulador e que vamos gravar no cartão microSD. E para a gravação utilizaremos o Etcher, um software de código aberto, multiplataforma e muito intuitivo (figura abaixo); para gravarmos a img no SD Card.
Ao termino da gravação, coloque o cartão SD no Raspberry e conecte a fonte de alimentação.
Configurações Iniciais do RetroPie
Ao inicializar o Raspberry pela primeira vez, será carregada a tela inicial de configuração do RetroPie (abaixo), mas não vamos configurar os controles nesse momento. Tecle F4 para ir ao Terminal ou prompt de comando.
No Terminal, digite:
Para carregar a tela de configuração do Raspberry.
Na tela do raspi-config, selecione:
- Expand Filesystem – Selecione esta opção e aguarde o final da configuração;
- Advanced Options – Dentro desta opção, selecione SSH, depois ENABLE;
- Overclock – Selecione “Medium“.
Selecione FINISH e reinicie o Raspberry para que as alterações tenham efeito.
Copiando as ROMS para o Raspberry
ROMS são os arquivos contendo a imagem do jogo/software que você deseja rodar e são facilmente encontradas na internet. Para copiar as ROMS para o RetroPie, você pode fazer isso de duas formas, acessando pela rede (network) Através do Windows Explorer ou com um servidor Samba, buscando pelo dispositivo RetroPie (Essa opção é ideal para quem quer explorar todo o potencial do seu Raspberry Pi), Ou ainda inserindo um outro SD Card com as Roms (para quem utilizará o Raspberry apenas com o proposito de jogar essa é a melhor opção). Dentro dele teremos acesso à pasta ROMS, com as subpastas correspondentes aos emuladores.
As ROM’s e/ou ISO’s estão disponíveis na internet (não se preocupe te damos uma forcinha).
Para que o RetroPie tenha acesso às ROMS que foram copiadas, reinicie o Raspberry ou, se estiver no Terminal ou prompt de comando, digite emulationstation.
Configuração do Áudio
Para configurar o áudio do Retropie. Basta acessar a tela de comandos pressionar a tecla “F4” e digitar o seguinte comando:
"amixer cset numid=3 1" (Para ligar o áudio ao jack)
ou
"amixer cset numid=3 2" (Para ligar o áudio pelo cabo HDMI)
Configuração de Jogabilidade
Nessa parte mostraremos duas formas de fazer, uma vez que existem Gamer’s que preferem jogar no Teclado e outros que preferem reviver a Nostalgia ao pé da letra (por assim dizer) e escolhe controles de consoles.
Configuração de Teclado
Agora retornamos à tela de configuração do RetroPie, onde vamos configurar os atalhos do teclado. Será apresentada a mensagem “NO GAMEPADS DETECTED”. Mantenha pressionada qualquer tecla para que o teclado conectado ao Raspberry seja selecionado.
Nas telas seguintes, atribua teclas para as funções UP (acima), DOWN (abaixo), LEFT(esquerda), RIGHT (direita), A, B, START (Iniciar), SELECT (Selecionar), L e R.
Ao final, selecione OK para entrar na tela principal dos emuladores:
Selecionamos o NES no menu para um teste. E escolhemos o jogo abaixo para testar a funcionalidade da configuração do teclado.
Configuração de Controle ou GamePad
O procedimento é muito parecido, o inicio é o mesmo. Conectar o controle e apertar nos botões até ele ser reconhecido.
Pressione os botões do controle respectivamente com os indicados no menu. Segue imagem da distribuição dos botões do ps3 e do xbox 360.
Para maior compreensão do tutorial desses controles, clique no botão abaixo.
Ao término da configuração quando “Ok” estiver selecionado basta apertar o Botão do controle que foi configurado como “A”. Para facilitar a navegação no sistema foi criado “Hotkeys” (atalhos) que podem ser vistos na tabela abaixo.
Caso algo não saia como o esperado e as configurações manuais não funcionem, encontramos esses tutoriais no youtube, para determinados controles:
RetroPie 3 Beta 4 – Wired PS3 Controller
RetroPie: Configure a wireless PS3 controller with RetroPie 3
How to Setup a Wired Xbox 360 Controller with Emulation Station, Retropie, RetroArch
RetroPie: Xbox wireless controller setup on Raspberry Pi
Características
Além do Emulationstation, o RetroPie possui uma variedades de características, tais como: Kodi, RetroArch, um sistema modular (Raspibian), Diversos Temas e mais de 50 sistemas, entre eles Xbox 360 e Playstation 2 (esses ainda estão em fase Beta).
Bom e chegamos a mais um final de matéria, espero que tenham gostado. Comentem!! Divulguem nosso trabalho!! Nos sigam nas redes sociais!
“O Conhecimento é uma ferramenta de Livre acesso, Utilize-a com maior frequência!”