Uma boa notícia para usuários do KDE Plasma no Debian, Ubuntu e derivados: o gerenciador do pacote Apper comemora o décimo aniversário do melhor jeito possível. Foi lançada uma versão tão redonda quanto sua versão 1.0. Mas o que é realmente importante não é o número da versão, mas o próprio lançamento. Saiba as novidades para KDE Plasma no Ubuntu, Debian e derivados, como o gerenciador de pacotes Apper substituindo o Discover.
O gerenciador de software oficial do Plasma é Discover, que faz parte do recente KDE Plasma 5.12 LTS. Já saíram duas atualizações de manutenção. A versão atual é 5.12.2 e pode ser considerada uma alternativa ao GNOME Software.
O Discover peca por falhas incompreensíveis no design e usabilidade, além de uma “estabilidade relativa”. Para atualizar, muitos preferem por console. Para procurar pacotes com conforto, instalam o gerenciador de pacotes Muon, semelhante ao Synaptic. Infelizmente, o desenvolvimento do Muon está abandonado.
Assim, o reaparecimento inesperado do Apper é uma boa notícia. Essencialmente, Muon e Apper são quase iguais, do tipo PackageKit. Sem enfeites, mas com funcionalidades superiores em vários aspectos em comparação com o Discover. Além disso, eles são mais estáveis.Entre as novidades do Apper 1.0 está o tamanho completo para Qt5 KF5 e integração com as preferências do sistema Plasma. Isto o que o torna “um aplicativo independente “. Também serão adicionados suporte para Cutelyst 2 com HTTP 2 e posteriorimente, do fwupd. Isto permitirá atualização do firmware do equipamento.
Como testar o Apper 1.0?
Isso varia muito, dependendo da distribuição. Por isso, vale a pena esperar para que seja empacotado oficialmente. Isto pode acontecer na próxima atualização do KDE.