O que está escrito abaixo é a opinião de Richard Stallman, conforme registrada em seu site oficial. Neste artigo, veja porque Stallman recusa usar esses serviços!
Stallman recusa usar esses serviços
O guru do software livre coleciona muitas polêmicas. Em seu site oficial, ele mantém uma lista de serviços que ele não usa pois, segundo ele, sua liberdade fica em risco.
Discord
- O sistema de comunicações do Discord precisa rodar um programa cliente que não é livre.
- Um usuário me contou que o Discord trancou sua conta e exigiu que ele desse um número de telefone móvel para desbloqueá-lo. Logo, se eu estivesse usando-o, essa exigência me forçaria a parar.
- O Discord pode exigir falar com você por telefone se ele decidir que você é suspeito – por exemplo, se você acessá-lo via Tor.
Evernote.com
O Evernote pode ler os conteúdos das anotações dos usuários sob várias circunstâncias. Nós sabemos isso da declaração do Evernote que diz que o site planejava começar a ler as anotações dos usuários de tempos em tempos. Porém, o Evernote cancelou esses planos em resposta às objeções de clientes, mas isso não altera o fato de que o estado pode intimá-los.
Assim, para o bem de sua privacidade, mantenha todas as suas anotações em seus próprios computadores.
Da mesma forma, um segundo problema com o evernote.com é que acessá-lo da maneira comum requer rodar software Javascript que não é livre.
Eventbrite.com (ou Meetup.com)
Há duas coisas erradas com eventbrite.com. A falha superficial é que ele requer rodar código Javascript que não é livre. Isso é superficial no sentido de que poderia ser consertado facilmente, mas é uma falha fatal até que eles consertem de verdade; rodar código Javascript que não é livre priva as pessoas de liberdade, as pessoas devem recusar rodá-lo e é errado pedir usuários para rodá-lo.
O maior problema em usar eventbrite para registrar pessoas para um evento é que ele coleta dados sobre elas e entrega-os a uma empresa (com o Big Brother espreitando).
Por fim, se você quer registrar convidados para um evento de qualquer tipo — seja ele para negócios, por prazer, para educação, ou qualquer outra coisa, por favor faça isso de uma maneira ética: não faça-os rodar software que não é livre e nao faça-os enviar dados pessoais (nem mesmo para você).
É por estas razões listadas acima que Stallman recusa usar esses serviços. Afinal, você concorda com todas as opiniões de Stallman? Pelo menos um ou dois pontos?
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Site pessoal de Richard Stallman
Leia a Parte 2.