4 distribuições Linux para a recuperação de dados! Salve seus arquivos!

Ferramenta de recuperação de senha infecta sistemas industriais com malware Sality
recuperação de senha

Tenho certeza que você já corrompeu o seu sistema ao querer experimentar novos comandos, instalando algum programa ou tentar migrar seu sistema para outra versão. Digo isso por um motivo, tudo o que eu citei, eu já fiz. Assim, essas distribuições Linux vão ajudar você para salvar seus arquivos do computador com sistema corrompido, em um pendrive, HD externo ou aonde desejar.

No entanto, saiba que isso não acontece com qualquer sistema. E uma das coisas que mais irrita, é justamente perder os dados que estavam nesse sistema. Os usuários do Linux, de uma certa forma, são privilegiados por possuírem muitas ferramentas de recuperação de dados, mas essas ferramentas também podem ser utilizadas para recuperar dados em sistemas Windows e Mac.

Pensando nisso, listarei 4 distribuições Linux que lhe ajudaram a fazer a recuperação de dados. Todos os sistemas Linux citados são leves e pequenos.

Distribuições Linux leves e ajudam a salvar seus arquivos

Dito isso, saiba que qualquer distribuição Linux vai te ajudar a salvar seus arquivos pessoais. Assim, você pode acessar a partição do sistema danificado e salvar seus documentos, fotos, vídeos e tudo o que estiver nas partições.

1 – Lubuntu

O Lubuntu é uma distribuição baseada no Ubuntu. É leve e tem uma inicialização muito rápida. Ele é considerado uma das distribuições Linux mais leves e muitas vezes é recomendado para computadores mais antigos. No entanto, você também pode instalá-lo em qualquer PC moderno. Mas, aqui usaremos Lubuntu como ferramenta de recuperação de dados.

Baixe a última versão do Lubuntu, grave a ISO em um USB ou CD/DVD e inicialize o sistema com ele. O Lubuntu vem com o Gerenciador de Arquivo PCManFM (PCManFM). Simplesmente, abra o gerenciador de arquivos e você terá todas as partições listadas na barra lateral. Agora, abra a partição e copie seus dados para qualquer HD externo ou USB.

2 – antiX

O antiX é uma outra distribuição leve e rápida baseada no Debian. Ele vem em três edições antiX-core-libre, antiX-base e antiX-full. Sugiro usar a edição antiX-base para backup ou recuperar dados.

A edição antiX-base vem com 3 gerenciadores de janela, Fluxbox (padrão), jwm, herbstluftwm e outras aplicações úteis. Mas, só precisamos de um gerenciador de arquivos para copiar os dados importantes para outro HD ou USB.

Faça o download da ISO do site oficial, grave a ISO em um USB ou CD/DVD. Inicie o antiX e utilize o gerenciador de arquivos para copiar os dados para outro HD ou USB.

3 – Bodhi Linux

Bodhi é conhecido por oferecer uma melhor experiência aos usuários de computadores mais antigos. Ele vem apenas com aplicativos que são necessários para as nossas tarefas do dia-a-dia, como navegador de internet, gerenciador de arquivos, editor de texto e assim por diante. O ambiente de trabalho padrão é o Moksha.

4 – TinyCore

Como o nome sugere que é um núcleo de sistema. O TinyCore Linux vem em três variantes, Core, TinyCore e CorePlus. O Core tem o tamanho de somente 11MB e não possui gerenciador gráfico, portanto, é para usuários experientes.

TinyCore possui o tamanho de 16MB e possui um ambiente trabalho gráfico FLTK/FLWM. Se você estiver na pressa, então você pode baixar o TinyCore e ele vai fazer o seu trabalho. Lembre-se, que o TinyCore só pode se conectar à rede com fio, não suportando conexões wireless.

Já o CorePlus é uma imagem de instalação, possui muitas ferramentas úteis e suporte para teclados não americanos e rede sem fio.

Bem, existem muitas outras, mas essas acredito que mereçam uma chance e uma conferida do usuário. Além disso, lembre-se que estes sistemas não são para recuperar o sistema quebrado. No entanto, tão somente recuperar arquivos que estão inacessíveis pelo sistema instalado.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.