A IoT (Internet of Things; em português: Internet das Coisas) é uma força que mudou muitos setores, como saúde, manufatura e entretenimento. O próximo setor que a IoT impactará é o comércio eletrônico.
Dessa forma, aqui estão as cinco tendências incomuns da IoT que mudarão o comércio eletrônico nos próximos anos.
A IoT e o comércio eletrônico
1. Machine learning
O machine learning e a Inteligência Artificial (IA) oferecem grandes oportunidades no setor de comércio eletrônico.
A capacidade das ferramentas de software serem capazes de prever o que os clientes querem comprar e quando eles estão mais envolvidos no processo são apenas alguns exemplos viáveis de aplicações da IA.
Os players do comércio eletrônico encontrarão novos campos de jogo para utilizar a grande quantidade de dados inteligentes direcionados a dispositivos que virão de “coisas conectadas”. Assim, vale a pena observar essa tendência com o passar dos anos.
2. Soluções integradas de ERP
As soluções de Enterprise Resource Planning (ERP; em português: Sistema de Gestão Empresarial) são tendências que simplificam todo o processo de execução e manutenção de uma loja online, o que sempre foi um grande desafio para os varejistas.
Os processos envolvidos no CRM (Customer Relationship Management; em português: Gestão do Relacionamento com o Cliente), gerenciamento de estoque, contabilidade, gerenciamento de pedidos e similares podem ser gerenciados por soluções de ERP. Dessa forma, o objetivo é fornecer dados mais ricos e precisos sobre produtos, promoções e os preços mais recentes em tempo real.
3. Finalização de compra automatizada
O check-out automatizado é uma tendência da IoT que muda o comércio eletrônico. Além disso, economizará mais dinheiro às empresas varejistas.
A Amazon está levando as inovações de comércio eletrônico a novos patamares.
No primeiro trimestre de 2018, a Amazon introduziu a primeira experiência de supermercado sem check-out. Assim, ela deu aos consumidores a oportunidade de escolher itens, sem a necessidade de check-out.
Existe uma tecnologia na loja que rastreia todos os itens colocados no carrinho e usa a IA para calcular o valor e cobrar o cliente no cartão de crédito no momento em que ele sai da loja.
Este é um bom exemplo de um check-out automático. E está se tornando uma tendência para os consumidores que desejam escolher rapidamente os itens de uma loja física e não fazer fila para pagar.
4. Prateleiras inteligentes
A tecnologia de prateleiras inteligentes é outra tecnologia importante que os varejistas físicos começarão a incorporar em seus processos nos próximos meses.
As prateleiras inteligentes estão equipadas com etiquetas RFID que fornecem os recursos de sensores e leitores de peso.
No momento em que os itens são retirados das prateleiras e colocados em um carrinho de compras ou cesta, o sensor detecta enquanto o leitor mapeia o item.
Embora essa tecnologia ainda seja nova, ela já está fornecendo experiências de compra mais econômicas.
Além disso, melhorará as técnicas de inventário, ajudará os varejistas a entender melhor seus negócios e reduzirá o roubo nas lojas.
Com a IA se tornando um conceito predominante, as prateleiras inteligentes evoluirão em breve e serão capazes de simplificar o reabastecimento e prever os horários de pico.
5. Pesquisa de mercado aprimorada
O processo de coleta, processamento e análise de dados no setor de comércio eletrônico sempre foi complexo.
Mas a boa notícia é que a IoT ajudará os profissionais de marketing on-line a entender seus dados melhor e mais rapidamente.
Os dispositivos móveis habilitados para a IoT apoiarão o aprendizado. Dessa maneira, visto que os profissionais de marketing de comércio eletrônico processam grandes quantidades de dados em diferentes canais de publicidade, eles poderão alcançar mais pessoas de maneiras totalmente novas.
Nos próximos meses e anos, os proprietários físicos de lojas de varejo e os empreendedores on-line acharão muito mais fácil realizar análises preditivas de seu público. Além disso, tomar decisões com base nas necessidades e vontades em evolução será mais simples.
Isso é suportado principalmente pela sincronização da IoT com a nuvem, disponibilizando dados facilmente onde quer que o profissional de marketing esteja.
A IoT e o comércio eletrônico do futuro
Se você deseja administrar uma empresa de comércio eletrônico bem-sucedida que prospera no ambiente altamente competitivo de hoje, você precisa prestar muita atenção a essas tendências da IoT que certamente mudarão o setor.
Deixe que essas tendências da IoT guiem suas decisões, independentemente de você se ater a lojas on-line ou montar uma loja física de varejo.
Neste artigo, você viu 5 tendências da IoT que mudarão o comércio eletrônico.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: IoT Tech Trends
Leia também: Porque começar uma loja virtual hoje?