A evolução da tecnologia nos carros durante as últimas décadas

A evolução da tecnologia nos carros durante as últimas décadas

A cada dia, novas descobertas, maior tecnologia, novas opções e o mundo automotivo não fica de fora disso. Justamente a tecnologia que é implementada nos veículos avança rapidamente, e tanto nos carros usados Caoa Chery como nos veículos novos de todas as marcas automotivas, a segurança e a conectividade são maiores.

Durante as últimas décadas, a tecnologia nos carros usados Caoa Chery e nos diferentes modelos que há no mercado, mudou muito. Atualmente a maioria dos carros respeita muito o meio ambiente, são carros mais confortáveis e seguros, e possuem diversas vantagens, como um alerta sonoro de mudança de faixa ou de aviso de colisão frontal.

No entanto, é no interior do veículo que dá para notar o avanço da tecnologia. No passado, ter um reprodutor de fitas cassette no carro era um luxo da modernidade! As fitas se transformaram em CDs nos carros de diversos modelos, como o carro Chery. E depois, o rádio por satélite e depois a conexão USB para ter músicas…

A tecnologia que os motoristas procuram nos carros

Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto são fundamentais para a conectividade que os consumidores exigem hoje em dia. Nos carros da Chery como em todos os outros veículos ter um bom sistema de navegação é fundamental.

Esses sistemas permitem ter conectividade com smartphones e iPhones, tendo o motorista a possibilidade de ter no carro tudo aquilo que ele tem no telefone celular. Desse modo, e sem que o motorista tenha necessidade de ter o celular na mão –o que está proibido no mundo todo- poderá ouvir uma mensagem, escolher uma música ou enviar uma mensagem de voz através dos controles que estão no volante do carro.

Sem dúvida alguma, a tecnologia proporciona uma direção mais segura. Por exemplo, através das câmeras que permitem uma visibilidade de 360º ao redor do carro, controle de cruzeiro, assistente de mudança de faixa, assistente de aviso de colisão frontal.

Por outro lado, os carros hoje possuem conexão USB, permitindo desse modo carregar smartphones; alguns possuem a possibilidade de ter Wifi ou carregadores sem fio. A tecnologia de última geração!

Carros elétricos, internet e chaves inteligentes

Dia após dia surgem mais novidades relacionadas com a tecnologia no mundo automotivo. O fato da indústria estar voltada para os carros elétricos, significa que existe a preocupação de utilizar a tecnologia favoravelmente, com o intuito de diminuir as emissões de gases, cuidando desse modo o meio ambiente.

Os carros modernos já possuem conexão à internet. E diversas marcas automotivas já estão trabalhando para o carro do futuro:

  1. Ford pretende desenvolver um algoritmo de controle de trânsito, o que ajudaria a prevenir acidentes.
  2. Jaguar pretende criar uma tela  que funcione sem contato, para evitar dessa forma a transmissão de bactérias e vírus.
  3. BMW já está trabalhando para ter chaves digitais integradas nos iPhones.

Sem dúvida alguma, a modernidade e a tecnologia andam de mãos dadas para oferecer o que há de melhor para os consumidores. Conforto, segurança e tranquilidade, para que o carro seja como um segundo lar mesmo. Uma certeza que já está nas ruas, para a satisfação das concessionárias e dos apaixonados pelos carros seguros.

O que vai acontecer no futuro?

Os carros autônomos serão a surpresa do futuro. Uma surpresa que a tecnologia já faz com que não seja mais tanto surpresa, pois diversas marcas automotivas já estão trabalhando sobre isso em diversas versões. São os carros que rodarão sozinhos pelas ruas no futuro…! Aliás, sozinhos não: com passageiros confortavelmente sentados, mas sem motorista.

Mas nem tudo é tão simples assim. Antes desses carros circularem no trânsito, é necessário que todas as cidades no mundo façam adaptações quanto a infraestrutura para que esses veículos possam funcionar corretamente. Afinal de contas, um carro desse tipo funcionará através de sensores, portanto, os sinais de trânsito, por exemplo, deverão estar corretamente feitos e posicionados para poderem ser detectados pelos veículos do futuro.

Por outro lado, muitos desses carros serão elétricos por isso, diversos postos para carregamento deverão ser criados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile