A história por trás da máscara!

a-historia-por-tras-da-mascara

Guy Fawkes (também conhecido como Guido Fawkes), foi um soldado inglês católico que teve participação na “Conspiração da pólvora”. Na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes como especialista em explosivos, era o responsável por guardar os barris de pólvora utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão.

Porém, a conspiração liderada por Robert Catesby foi desarmada. Os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos inocentes e defensores da causa católica. Portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei. E assim, ele ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora.

Fawkes e os demais conspiradores foram condenados a serem estripados e esquartejados antes da morte por decapitação. Em um último ato de desafio antes de ser conduzido ao local de execução, Fawkes conseguiu se desvencilhar dos guardas e pular de uma escada, quebrando o pescoço e evitando assim a tortura. Seu corpo foi esquartejado e exposto publicamente com o dos outros conspiradores.

Uma tradição sardônica dá a Fawkes o título de ser “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas”. Na Inglaterra até hoje existe a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras onde o rei ou rainha vai até o parlamento para uma sessão especial, mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão. Nesta noite bonecos com a imagem de Fawkes são desfilados na rua, agredidos, despedaçados e por fim queimados assim como os bonecos de judas no Brasil.

A HQ V de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, possui influências da “Conspiração da Pólvora”. Um personagem que utiliza o codinome V e que utiliza uma máscara inspirada no rosto de Guy Fawkes, tenta promover uma revolução na Inglaterra fictícia (década de 1990) onde é ambientada a HQ. A explosão do parlamento inglês também era objetivada, buscando-se concretizar, de certa forma, os planos da conspiração da pólvora.

A inspiraçao dos Anonymous com a HQ V for Vendetta é clara, ao utilizar a máscara em seus protestos, Anonymous buscam representar seus ideias de justiça, igualdade e liberdade.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.