Bom dia (boa tarde e boa noite) a todos! Com o lançamento do Fedora 31 já podemos atualizar o sistema. Atualize agora versão do seu sistema!
Fedora 31, saiba como atualizar Agora!
Como já noticiamos aqui, Fedora Linux 31 foi lançado no dia de outubro e já pode ser baixado, instalado e/ou atualizado em nossos PC’s. Para realizar a atualização, independente da Spin que esteja usando, vou indicar alguns comandos básicos e simples para efetuar o procedimento.
Atualize os aplicativos e faça um backup do sistema:
Primeiramente eu aconselho que realize um backup de dados importantes que possam estar em seu PC. É claro que não queremos que nada dê errado, porém como é uma atualização de todo o sistema operacional é difícil prever algum erro.
Continuando, outro conselho que dou é desinstalar algum software instalado de repositório de terceiro. Esse tipo de software pode ter conflito com versões novas de nosso sistema e gerar erros durante o Update. Por exemplo, aqui ao efetuar o update tive um erro com o JRE (Java Runtime Environment) da Oracle, que sou obrigado a usar devido a ser dependência para outro software que uso. Apenas o removi e continuei. Ao final do upgrade basta reinstalar o(s) pacote(s) removido(s).
Vamos ao que interessa:
O primeiro passo é atualizar o cache dos repositórios de pacotes:
Apesar de querermos atualizar o Fedora para a versão 31, precisamos dos dados de repositório pacotes mais atualizados para a versão atual do Fedora.
Assim, já podemos instalar o pacote que efetua a atualização do sistema:
Por fim, efetuamos o download da atualização:
Consequentemente os pacotes necessários para efetuar a atualização serão baixados em seu sistema. O tamanho de download pode variar dependendo da quantidade de aplicativos instalados, da DE utilizada e de tantos outros fatores. Aqui o download variou entre 2,1 GB e 2,3 GB nos computadores que atualizei.
Caso o processo de download avise que possui pacotes quebrados, desatualizados ou até mesmo faltando, você pode adicionar a opção “–alowerasing“ ao comando. Assim, o DNF substituirá os pacotes necessários para corrigir o problema.
Assim que o download de pacotes terminar, seu sistema estará pronto para ser atualizado. Então basta executar:
Neste momento seu sistema será reiniciado. Será criado uma nova opção de carregamento de Kernel na sessão de boot. Enquanto o processo de atualização estiver ocorrendo, o sistema será iniciado no Kernel da versão anterior, isso é normal.
Certamente o processo de upgrade pode demorar vários minutos, consequentemente basta aguardar.
Neste ponto já temos nosso sistema atualizado bastando apenas realizar o login e aproveitar o Fedora 31 atualizado.
Se tiver removido algum pacote para realizar o processo, agora é a hora de reinstalá-lo.
Espero que tenham aproveitado esse tutorial e atualizado seu sistema para a última versão disponível.
Caso ocorra algum problema ou tenham alguma dúvida no processo, entre em nosso grupo no Telegram para pedir ajuda. Não deixe de nos seguir no Twitter para saber das novidades.
Tutorial baseado em minhas experiências e no post do Fedora Magazine.
Abraço e até a próxima.