Como você sabe, o Ubuntu possui versões LTS que garantem um suporte maior, o de 5 anos. Mas, a finalidade dessa versão é justamente estabilidade com poucas alterações para não comprometer o sistema. E quando surge a dúvida de atualizar ou não atualizar do Ubuntu 21.04 para o Ubuntu 20.04 LTS? O que fazer? Eu particularmente tenho algumas ideias de como faço a escolha e espero que ajude você a decidir.
Sobre a mudança do Ubuntu 21.04 para o Ubuntu 20.04 LTS?
O Ubuntu 21.04 não terá mais suporte a partir do dia 20 de janeiro de 2022. Assim, faltam 5 dias para você decidir o que vai fazer. Além disso, a versão mais estável do Ubuntu é a 20.04.3 LTS. A versão LTS do Ubuntu é uma versão madura com aplicações estáveis e correções acumulativas importantes, um sistema mais polido ideal para quem quer mais estabilidade. É possível instalar softwares mais recentes do que os distribuídos através de seus repositórios. Você pode usar PPA’s, Snap, Flatpak e repositórios de terceiros.
Mas, ao instalar softwares no Ubuntu LTS fique atento. Alguns softwares podem quebrar o foco da versão. E assim, ao invés de uma versão estável, você terá um sistema cheio de falhas.
Assim, lembre-se que ao fazer isso, você abre mão da tão esperada estabilidade de uma versão LTS. Quanto ao Ubuntu 20.04 LTS, você também conta com a estabilidade do terceiro pacote de atualizações acumulativas, porém alguns softwares são mais novos se comparado a versão do Ubuntu 20.04 LTS, e outros mais velhos que o Ubuntu 21.04.
Na dúvida entre atualizar ou não, você deve analisar se vai precisar de softwares em versões mais recentes. Se não precisa, fique com o Ubuntu 20.04.3 LTS. Se vai precisar de uma versão do GCC mais recente por exemplo ou bibliotecas específicas, instale ou atualize para o Ubuntu 21.10. Mas, lembre-se que o Ubuntu 21.10 terá o fim do suporte em julho de 2022. Eu sei que parece uma incógnita, mas você precisa analisar com cuidado. Afinal de contas em alguns casos, computador parado é prejuízo, se assim for, nada de grandes instalações ou atualizações.
Até porque, e se estiver atrás de novidades em recursos nenhuma das versões contam com cerejas de bolo atualmente. O suporte do Ubuntu 20.04.3 LTS vai até 2025. Já o suporte do Ubuntu 18.04 LTS vai até 2023. Quer novos recursos? Então espere a próxima versão LTS que é a Ubuntu 22.04 LTS que será lançada em abril deste ano com suporte até 2027. Certamente essa sim deve vir com novos recursos, aprimoramentos de drivers e versão de algum Linux Kernel com grandes melhorias.
No entanto, é preciso lembrar que mesmo sendo pouco tempo até abril, um sistema sem atualizações requer cuidados! Fique atento!
E aí você perguntar: E o suporte estendido do Ubuntu ?
O suporte estendido é um serviço pago que você pode adquirir junto a Canonical, a partir do Ubuntu 14.04 LTS você já pode contratar o serviço. Assim, todas as versões LTS anteriores, lembrando que é a partir da versão 14.04 permanecem recebendo correções de segurança e de possíveis problemas.
Se você quiser saber mais sobre o suporte estendido, ou seja, o serviço pago ESM da Canonical, consulte o botão abaixo:
Caso você tenha interesse em saber até quando vai o suporte do seu sistema, mesmo que ele não seja uma versão LTS, você pode executar o comando abaixo para verificar:
ubuntu-security-status
Você verá a tela abaixo, no meu caso estou usando o Ubuntu 21.10. Observe que o sistema receberá atualizações até julho deste ano.
Espero ter ajudado a tomar uma decisão, seja cauteloso e como falei, se precisa de estabilidade fique com o Ubuntu 20.04.3 LTS.