É comum entre a comunidade Linux encontrar usuários com algum tipo de dúvida, que vão desde as mais simples até as mais complexas. Ainda que tenhamos uma certa experiência, é sempre bom conhecer e ler cada vez mais a respeito. Isso é o que torna o mundo GNU fascinante!
Travou, e agora?
Se você já usou um computador antigo provavelmente já passou por essa situação. É extremamente irritante desenvolver algum tipo de tarefa e ser interrompido por um travamento inesperado. Porém, antes de digitar todo o alfabeto no teclado ou apertar o botão Power do computador, tente as dicas a seguir:
- Abra o terminal (atalho Ctrl + Alt + T) e digite um o comando top. Procure o PID do processo que está comprometendo o sistema e logo após digite o comando kill -9 PID. O comando ps -A | less tem a mesma função, porém com uma saída mais enxuta.
- Digitando o atalho Alt + F2, é possivel executar o xkill, logo após clicamos sobre a janela do programa parado.
- Se toda a interface gráfica estiver travada, a estratégia adotada pode ser a combinação Ctrl +
Alt + F1. Isso abrirá uma tela em linha de comandos, onde podemos iniciar uma nova sessão com usuário e senha e proceder com os passos do primeiro tópico. Para voltar ao modo gráfico digite Ctrl + Alt + F7 - Caso a reinicialização seja a única saída, repita o passo anterior, inicie uma nova sessão e digite um dos comandos: sudo shutdown -r now , sudo reboot ou sudo init 6.
- Apenas se nenhum dos passos anteriores resolver, digite as teclas emergenciais ALT + PRINT SCREEN + O para desligar ou ALT + PRINT SCREEN + B para reiniciar. Vale ressaltar que é sempre bom evitar qualquer tipo de desligamento brusco, para evitar possíveis danos ao sistema.
Privilégios de Administrador
Um dos grandes diferenciais que torna o sistema Linux seguro se comparado a outros sistemas é a hierarquia de privilégios. Muitos incidentes que ocorrem com o Windows por exemplo, se deve ao fato de os usuários serem na maioria das vezes administradores da máquina local.
Isso implica no controle total para manipular, controlar e instalar softwares. Pensando nisso, não é aconselhável usar o Linux logado como root (o super usuário equivalente ao administrador do Windows). Até mesmo algum pacote incompatível instalado por engano pode trazer dores de cabeça.
É possível abrir ambiente gráficos com privilégios elevados quando necessário, digitando os comandos gksudo nautilus ou gksu pantheon-files-pkexec no caso do Elementary Os. Ao executar o comando será solicitado a senha e você pode fechar assim que possível o gerenciador de arquivos.
Uma faxina de vez em quando…
Por ser um sistema tão completo e robusto, pouco se fala em limpeza de disco no Linux. E realmente não é algo imprescindível para um bom funcionamento, porém, espaço em disco nunca é demais.
Existem poucas opções de softwares que se comprometem com esse propósito, um dos mais conhecidos é o BleachBit. Ele faz uma varredura apagando arquivos temporários, cache, histórico de navegação e cookies. Não se surpreenda se o seu sistema ficar mais rápido depois dessa dica. Para instalá-lo siga com os comandos:
Conclusão
De maneira geral, foi possível comentar e compartilhar alguns hábitos e dicas sobre o uso do Linux. Como foi dito no início, sempre haverá outras instruções a serem aderidas. Lembre-se também de fazer backup dos seus arquivos regularmente e quando possível, ajude alguém com seu conhecimento. Além de aprender mais estará fortalecendo a comunidade de software live.