Um projeto importante que tem como foco o auxílio a deficientes visuais, porém possui uma gama enorme de outras aplicações. Você já conhecia o Brasil TTS? O projeto vem sendo desenvolvido pelo Felipe Fagundes, cujo o foco além de atender a demanda de usuários com deficiência visual, também quer estimular o uso do GNU/Linux neste campo. No entanto, neste primeiro momento, o Arch Linux. Com o Linux, os usuários do Brasil TTS vão poder ter um sistema ágil, e que pode ser altamente personalizado para fins de acessibilidade. Inclusive, fizemos um artigo onde damos 25 motivos para usar o Linux.
O projeto Brasil TTS
Começou a ser desenvolvido em 2015 e é um conjunto de sintetizadores de voz, em pt-br, que lê telas para portadores de deficiência visual.Transformando o texto disposto na tela em áudio, o projeto busca facilitar e desenvolver uma tecnologia assistiva fácil para que pessoas cegas, com baixa visão ou com alguma outra deficiência que dificulte o consumo e produção de conteúdo na internet.
Por se tratar de uma tecnologia que foi pensada para ser inclusiva, o principal público-alvo é formado por pessoas com deficiência visual, porém , esse tipo de programa pode ser usado em diversas outras áreas como entretenimento ou pedagógica. Resumidamente, o Brasil TTS usa a API do Google, a famosa e popular voz da Internet, que nesta reformulação recebeu o nome de Guglina TTS. Todo o código esta disponível no Github, cada Git possui um tipo de voz diferente e cada usuário poderá escolher a melhor que lhe aprouver.
Como instalar o Brasil TTS no Arch Linux
Como dito antes, é possível instalar o Brasil TTS no Linux com poucos comandos. Vamos fazer isso usando o repositório do próprio projeto, sem nenhuma alteração. O pacote do Brasil TTS foi criado especificamente para o Arch Linux, no entanto, e segundo instruções do próprio site, é possível instalar o mesmo pacote no Ubuntu, Debian e derivados, usando o Alien, essas instruções de conversão de pacotes estão disponível na página do projeto.
Caso você queira instalar o Brasil TTS no Ubuntu, Linux Mint e derivados, veja um artigo que criamos orientando a instalação do Alien no Ubuntu e derivados.
No Terminal, do Arch Linux, execute o comando abaixo. Você pode fazer isso como ROOT, ou com o sudo:
Quer mais informações? Visite o site do criador e do projeto, é bem interessante e vale a pena da uma olhada.