O Clear Linux é uma distribuição Linux que é focada em nuvem, no entanto a empresa vem jogando alto em sua distribuição Linux, como a gente sabe, a maioria dos usuários não costuma usar processadores Intel para jogar na Steam para Linux, geralmente de usa AMD e as placas nunca são Intel, geralmente são Nvidia e outras menos populares que desempenham um melhor papel ao rodar jogos.
Conceito básico do Clear Linux e pontos a favor
Pensado em Nuvem, Steam e Docker a Intel lançou a sua distro Linux, o Clear Linux e vem ganhando força com o passar dos anos, a distribuição vem recebendo correções a fim de estimular o uso do Clear OS não só em nuvem, mas que atinja outros usuários, especialmente os da Steam.
O projeto diz que o Clear Linux é totalmente otimizado para hardware Intel, que vai do processador à placas de vídeo Intel, tudo o que for da Intel estará altamente otimizado afim de garantir um excelente desempenho. Isso explica inicialmente a criação do site exclusivo para drivers da Intel para Linux, o que é um grande avançado, já que a Nvidia ainda torce o nariz para usuários Linux.
Contras “quem sabe” do Clear Linux
Mas, existem detalhes que ninguém conta, o Clear Linux não permite atualizar parte do sistema quando uma nova versão é atualizada, e outro detalhe, não espere encontrar um gerenciador de pacotes como o DNF, Pacman ou APT, a Intel diz que eles não trabalhando dessa forma.
Muitas distribuições combinam esses binários compilados chamados de pacotes, resolvendo dependências e fornecendo tudo o que é necessário para instalar. Esta é a granularidade em que as distribuições típicas implementam seu software, permitindo que os administradores do sistema instalem e atualizem cada pacote individualmente ou como um conjunto, usando ferramentas como DNF ou APT.
O Clear Linux Linux faz as coisas um pouco diferente, eles utilizam binários instaláveis, não há gerenciamento através de pacotes como nas distribuições que conhecemos. E aí, ao invés de atualização de parte do código, eles lançam a nova versão completa, isso pode demorar muito em usuários com internet lenta, pois terão que baixar todo o software novamente em sua nova versão.
Segundo o site do Clear Linux eles pensaram nisso diante do cenário de um ambiente de nuvem com muitas máquinas o que é ideal ter um conjunto homogêneo de softwares. Porém há um detalhe, quando uma nova versão sai já sabemos que não é possível atualizar somente a parte que mudou, mas, no entanto, se não for uma nova versão, se for apenas um patch ou uma correção, o sistema faz o download deste “pedaço” do código que pode ser uns 15KB pois eles também usam os famosos pacotes Deltas que foi apresentado em 2012 na conferência Linux Plumbers.
Vídeo com o Clear Linux
Veja um vídeo criado pelo Geek Till, adiantamos o vídeo até os 08:41 aonde o sistema aparece, o vídeo esta em inglês, caso não entenda o idioma pode ativar a tradução do vídeo: