Uso do Cloudflare aumenta o consumo em sua hospedagem de sites!

cloudflare-aumenta-o-consumo-em-sua-hospedagem-de-sites

Cloudflare é sem dúvida um dos serviços presente no cotidiano de milhares de sites ao redor do mundo. O serviço que oferta planos gratuitos e vai até para grandes empresas vai muito além de CDN, Firewall. Cloudflare é quase um gigante cesta de serviços para quem quer ter um site seguro e rápido, mas há uma vírgula quando o assunto é consumo de recursos em hospedagem. Mas, não se preocupe, vamos contar tudo o que aconteceu e como descobrimos que o Cloudflare aumenta o consumo de hospedagem de sites.

Então, saiba que você pode estar sendo bloqueado por sua hospedagem de sites compartilhada devido ao Cloudflare. Além disso, você também pode estar tendo quedas em seu site pelo mesmo motivo. Não importa se a sua hospedagem de sites é compartilhada ou dedicada, além do preço que o Cloudflare cobra, você também vai pagar mais se quiser mantê-lo por lá. Economia em servidor e Cloudflare, não é possível na mesma frase.

Cloudflare aumenta o consumo em hospedagem de sites

Não importa se você utiliza um plano gratuito do Cloudflare ou o Enterprise, o aumento do consumo de recursos na sua hospedagem ocorre em qualquer plano devido a alguns fatores do serviço Cloudflare. Nós do SempreUpate fizemos alguns testes, mesmo a equipe do Cloudflare tendo confirmado por e-mail o motivo pelo qual sites que usam o Cloudflare acabam gastando mais com hospedagem de sites.

Então, se você acabou de ativar o Cloudflare vai perceber que o consumo de processamento, especialmente, vai quase dobrar após o serviço ficar ativo. E não, não é apenas enquanto o Cloudflare estiver fazendo cache do seu site, é sempre. Então, se você recebeu algum e-mail notificando o alto consumo de CPU ou memória em sua hospedagem de sites, saiba que o relatório não está errado.

Isso acontece, porque achamos que o Cloudflare vai deixar os sites mais rápidos, e vai, até um certo ponto. Só que para isso, o Cloudflare vai também aumentar o consumo dos recursos da sua hospedagem de sites. Então, ao invés de você acreditar que o CDN da Cloudflare vai minimizar os impactos em sua hospedagem de sites, saiba que não é bem assim.

E tem mais, se você tiver uma VPS com processamento dedicado na DigitalOcean, por exemplo, vai poder acompanhar e comprovar o que estamos falando. Fizemos alguns testes com um site que quase não tem acessos. E sim, durante vários momentos houve picos no consumo da hospedagem contratada.

Cenário de testes na DigitalOcean com Cloudflare e sem Cloudflare

Basicamente, pegamos um plano com processamento otimizado e também os famosos planos premium da DigitalOcean. Em seguida, não ativamos nenhum CDN, apenas deixar o site no ar por 15 dias, nenhum oscilação ocorreu. Mas, quando ativamos o Cloudflare, mesmo sem acessos, o pico no consumo de processamento do plano começou a subir.

Então, em um plano onde o site consome cerca de 20% de CPU, imaginando um cenário de uma VPS com 4 núcleos, 8 GB de RAM, o consumo subiu para 60% após a ativação dos serviços da Cloudflare no plano gratuito. Mas, se engana quem achar que é devido ao plano gratuito, fizemos um upgrade para o plano Pro da Cloudflare, e o cenário foi o mesmo.

Sim, ativar a Cloudflare nos sites aumenta o consumo de processamento, memória e até alguns picos de escrita em discos.

Por que a Cloudflare consome mais recursos em hospedagem de sites?

O aumento de consumo em hospedagem de sites, sejam elas compartilhas, dedicadas ou VPS possui uma explicação. Em uma resposta genérica e limitada, a Cloudflare confirmou e não confirmou ao mesmo tempo.

A Cloudflare abre muitas conexões TCP, alguns clientes identificam isso como consumo, mas é apenas uma suposição com o entendimento do que eles estão medindo como métricas.

Disse a Cloudflare em uma resposta ao SempreUpdate.

Se muitos clientes observam isso como um aumento no consumo do CloudFlare, é fato que ele realmente existe. Observe que se a hospedagem começar a emitir alertas de que você precisa fazer upgrade de plano, é porque há um aumento real no consumo da sua hospedagem sites.

Estaria a hospedagem de sites, ou os clientes que supostamente reclamaram deste aumento no consumo, enganados? A resposta é não, não estão. Porém, é sabido por muitos que a grande maioria das pessoas possui uma imagem falsa quando acreditam que ativar o Cloudflare vai ajudar a reduzir o consumo em seus servidores de sites.

Cloudflare ajuda a reduzir consumo em servidores de sites?

Não é bem assim. Esteja ciente que utilizar o Cloudflare em sites vai deixar tudo mais seguro, até um certo tempo. Inclusive, temos um relato aqui no próprio SempreUpdate, onde sofremos um ataque DDoS e a Cloudflare não nos ajudou a pará-lo. Porém disse que nos ajudaria se houvesse upgrade de plano para um Enterprise.

Achamos isso estranho, pois já ouvimos em sites ao redor do mundo, que a Cloudflare, supostamente, estaria criando sua própria demanda. Também enviamos um e-mail solicitando mais informações sobre isso, mas segundo o nosso rastreador de abertura de e-mails, ele foi lido várias vezes e nunca fora respondido até agora.

Inclusive, seguimos todos os protocolos recomendado pela Comunidade do WordPress. Começamos pensando que seria algum plugin, fizemos a checagem um a um, e nada. Depois fomos verificar se havia algum processo travado no servidor, nada.

Ativamos o log do servidor e do WordPress, nenhum problema. Então, o realmente poderia ser um ataque DDoS e realmente foi. Então, após não ter recebido nenhuma ajuda vinda da Cloudflare, resolvemos trocar de serviço. Contratamos a Sucuri, uma empresa que possui mais de 10 anos no mercado de proteção de sites e que é respeitada no mundo todo por sua expertise em proteção de sites.

Ativamos os serviços da Sucuri.net

Apesar de o nome ser bem brasileiro, a Sucuri é uma empresa internacional e que hoje está sob os cuidados da GoDaddy. Mas, seguindo com a nossa narrativa, quando o ataque DDoS começou, corremos no painel da Cloudflare e marcamos a opção “Estou sob ataque”, nada aconteceu, nenhum ataque foi suspenso.

Em seguida, entramos em contato com o profissional que cuida da nossa hospedagem e ele criou algumas regras no painel do Cloudflare, também nada aconteceu. O SempreUpdate parecia estar aos soluços, ficava fora do ar e depois voltava.

A opção de ataque DDoS, naquele momento, também não aparecia como assunto para abertura de ticket. Achamos isso muito estranho, e foi aí que percebemos que os e-mails que havíamos recebido anteriormente, sobre possível criação de demanda no Cloudflare poderia ser verdade.

Sucuri.net e o resultado

Então, eis que entramos em contato com a Sucuri.net, eles possuem um chat para que qualquer pessoa fale diretamente com a equipe da Sucuri. Lembrando que o Cloudflare só libera chat para planos Enterprise.

Contamos que o estava acontecendo, fizemos a contratação imediata e com 5 minutos de ativação o ataque DDoS estava sob controle. Não tivemos dúvidas que trocar a Cloudflare pela Sucuri.net foi a melhor escolha.

Saiba que a Sucuri.net possui vários outros serviços de segurança, além do CDN que era o que nós precisamos muito. Além do CDN, a Sucuri.net possui remoção de malwares, eles fazem escaneamentos regulares e enviam relatórios para você diários. Havendo qualquer malware, você pode abrir um ticket e solicitar a remoção, isso não existe na Cloudflare.

Por fim, tivemos um grande susto em relação ao consumo do servidor web enquanto a Cloudflare estava ativo. No dia seguinte, o plano da DigitalOcean que havíamos feito upgrade em menos de 4 meses, para atender a nova demanda, teve uma queda de consumo.

Com a Sucuri.net, o consumo de processamento que tinha uma estabilidade 70%, quando a Cloudflare estava ativa, caiu para 30%. Isso para um servidor com 8 núcleos de processamento, memória de 16 GB. Assim, quando ativamos a Sucuri fizemos um dowgrade do plano, para uma hospedagem que realmente atendesse a demanda do nosso site, e não mais da Cloudflare. Se você notou que ao ativar o Cloudflare o consumo do seu servidor web ou da sua hospedagem de sites aumentou, talvez seja hora de repensar o uso do serviço.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile