Neste artigo vamos ver como configurar o RPM Fusion no Fedora 14/15/16/28/29 ou 30. A maior crítica que o Fedora recebeu ao disponibilizar a versão de testes do sistema, foi sem dúvida alguma, a ausência do RPM Fusion a partir da versão 22, mas atualmente isso já foi resolvido. Afinal, este repositório é a fonte de boa parte dos pacotes RPM disponíveis para o Fedora. Mas, podemos adicionar o RPM Fusion aos repositórios de nosso sistema de forma simples, com apenas alguns comandos.
Como adicionar manualmente o repositório RPM Fusion
1. Baixe o pacote do RPM Fusion com o seguinte comando:
Nota: No momento desta postagem, já está disponível o pacote do 14 ao 30, neste caso basta você alterar o 30 para a versão que você deseja instalar atualmente.
# wget http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-30.noarch.rpm
2. Instale o pacote RPM Fusion
# rpm -i rpmfusion-free-release-30.noarch.rpm
3. Dê um update para atualizar os repositórios.
4. Liste os arquivos do /etc/yum.repos.d (que de YUM só tem mesmo o nome da pasta).
O /etc/yum.repos.d é o local onde ficam armazenados todos os arquivos dos repositórios do seu fedora.
Apesar de ter sido liberado, ainda há algumas limitações quanto ao uso do repositório, mas ele já funciona e quanto mais próximo do lançamento, mais pacotes vão ser liberados, até que todos os que estavam disponíveis no Fedora 29 sejam portados para a versão 30 do sistema
Lembre-se de que os comandos devem ser dados com permissões de ROOT, não esqueça de apagar o arquivo rpmfusion-free-release-30.noarch.rpm da sua pasta pessoal ao final de todo o processo, pois este não será mais utilizado e está apenas a ocupar espaço no disco rígido.