Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, openSUSE

como-executar-um-arquivo-run-ou-bin-no-ubuntu-fedora-opensuse

Muita gente ainda esquenta cabeça quando encontra arquivos .run ou .bin, eles podem ser usado em qualquer sistema GNU/Linux, como Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, Linux Mint, enfim, em qualquer distribuição Linux.

Como estamos lidando com arquivos executáveis, geralmente as dúvidas sempre partem dos usuários iniciantes que geralmente usam o Ubuntu, que comumente é a distribuição de entrada de muitos. Saiba como como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE.

Mais um pouco sobre arquivos .run e .bin no Linux

Então vamos lá, no Ubuntu que é o nosso exemplo, os arquivos .run e .bin são um dos poucos que você sempre vai ter que marcar como executável. Mas, existem duas maneiras de fazer isso, pelo terminal ou usando o gerenciador de arquivos de sua escolha.

Mas, tem um grande detalhe que não podemos ser omissos, seja em qualquer uma distribuição Linux, os arquivos .run e .bin são fáceis demais de executar e assim instalar, e em vários casos são difíceis de remover, mas isso depende também do desenvolvedor que o criou.

Existes arquivos são usados por muitas empresas e claro, por desenvolvedores, então antes de executar qualquer arquivos .run ou .bin saiba para que serve e só os execute se você confiar na procedência, só instale se confiar na fonte, no desenvolvedor e assim, aproveite para saber também, como desinstalar caso você precise.

Alguns arquivos .run e .bin requerem permissões de root para executar, usando o comando sudo. Lembre-se de que o acesso à raiz significa que o arquivo tem acesso total ao seu sistema e pode prejudicar sua estabilidade e segurança.

Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux!

Primeiro, abra o Terminal e marque o arquivo como executável com o comando chmod. Vale lembrar que em alguns casos, os arquivos .run ou .bin pode requerer o ROOT  mas pode ser executado com o sudo, caso você esteja usando o Debian e alguns derivados diretos, você vai precisar usar o ROOT:

Terminal
chmod +x nome-do-programa.run

Agora você pode executar o arquivo no terminal:

Terminal
./nome-do-programa.run
Se uma mensagem de erro como “permissão negada”, use sudo para executá-lo como root. Tenha cuidado, sudo permite que você faça mudanças críticas no seu sistema. Muitas instalações de software exigirão o sudo.
Terminal
sudo ./nome-do-programa.run

Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux via interface gráfica!

Quando a executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux via interface gráfica, você vai precisar do seu gerenciador de arquivos.

Mas se você estiver usando o Ubuntu a instrução é simples:

  • Vá aonde o seu arquivo foi baixado ou criado
  • Clique com o botão direito do mouse
  • Selecione a opção Propriedades
  • Vá à guia Permissões
  • Maque a caixa Permitir e executar como programa
  • Clique em Aplicar Permissões
  • Feito! Pode fechar o item Propriedades!
  • Para executar o arquivo .run ou .bin clique duas vezes no arquivo. Se nada acontecer, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar no Terminal. Uma janela roxa com texto branco será aberta. Este é o terminal. Não se preocupe se demorar alguns segundos a aparecer, isso é normal.
Pronto! Agora você já sabe como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE e certamente em qualquer distribuição Linux!
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.