As ameaças on-line são variadas e não discriminam alvos, qualquer usuário está sujeito a ataques cibernéticos, de pessoas físicas utilizando o computador em casa até grandes corporações. Um clique ou um repasse de dados à pessoa errada pode significar muitos prejuízos.
Além da desconfiança das gerações mais antigas em relação a compras através de uma loja digital, a Geração Z, que em breve se tornará a maior fatia de consumidores do mundo, preza muito pela transparência e segurança on-line. Neste panorama, estabelecer um ambiente digital seguro é essencial para que o e-commerce siga crescendo.
Uma das maiores preocupações dos consumidores diz respeito à segurança de dados. Por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2018. Com o objetivo de criar padrões e normas para proteger informações confidenciais dos brasileiros, a regulamentação instituiu a necessidade de informar e aprovar o armazenamento e tratamento de dados do consumidor por parte das empresas. Quem falhar com a segurança pode receber multa de 2% do faturado no ano.
Como garantir tranquilidade e segurança ao seu cliente
Se você já possui um e-commerce ou deseja criar uma loja virtual, pode investir em plataformas que implementam sistemas, domínios e interfaces. Além disso, poderá contar com especialistas em tecnologia, além de outras vantagens e outros serviços que garantem a segurança da sua empresa e de seus clientes.
E, além de seguir as diretrizes da legislação, é importante investir em outras formas de demonstrar transparência e deixar o seu público tranquilo ao realizar uma compra através de plataformas digitais da sua empresa.
1. Forneça meios para que seu público possa entrar em contato em tempo real com você possibilitando o uso de chats para resolver problemas e tirar dúvidas. Mostre-se acessível e disponível para solucionar qualquer questão.
2. Tenha políticas bem definidas em relação à privacidade e divulgue-as. Deixe claro que se importa com um ambiente on-line seguro e com a transparência em todos os processos.
3. Deixe claros os seus propósitos, valores e consciência social, ambiental e política, além de evidenciar a humanização do processo de compra. Ou seja, evidencia o quanto se importa e leva em consideração as preocupações e necessidades dos clientes em relação à segurança.
A sua segurança também é importante
Além de ganhar a confiança do público, é extremamente importante que o empreendedor digital estabeleça meios de garantir a segurança do próprio negócio. Veja algumas dicas de como fazê-lo.
1. A definição da plataforma de vendas é um passo decisivo. Busque pesquisar sobre as diferentes opções e não se arrisque apostando em alternativas com preço muito discrepante. No final das contas, economizar nessa escolha pode significar perda de dinheiro e credibilidade devido a violações da segurança.
2. Assim como no comércio físico, nas transações on-line o empresário também está sujeito à inadimplência e até fraudes. Por isso, é importante estabelecer regras sobre a concessão de crédito e analisar itens como histórico, informações financeiras e score de crédito do cliente.
3. Pense bem antes de implementar variadas formas de pagamento. Mesmo sendo um diferencial em tempos de crise, a diversificação de métodos precisa, primeiro, ser analisada cuidadosamente. Compras a prazo e por boleto, por exemplo, tendem a registrar mais fraudes.
Bom para os dois
Para proteger tanto a empresa quanto o consumidor, busque blindar seu e-commerce com sistemas e certificados de segurança de dados. Informações criptografadas, firewall, testes preventivos contra invasões dão tranquilidade ao comprador e confiabilidade ao negócio. Além disso, possuir o SSL (Secure Sockets Layer) é mandatório.
O certificado, que identifica as URLs com um ícone de cadeado, impede a leitura e modificação de dados transferidos entre sistemas. Com isso, o site tem a identidade e propriedade autenticada, às transações on-line protegidas e a segurança de dados respeitada.
Oferecer e transparecer segurança essencial no mundo digital e tende a ser cada vez mais exigido por consumidores cada vez mais atentos e informados. Por isso, começar a investir seriamente neste aspecto agora pode significar a continuidade do negócio no futuro.