Bom pessoal, nesse tutorial vou descrever como fazer virtualização no Ubuntu 20.04 sem usar o tradicional VirtualBox, vou usar kvm, qemu, libvirt e virt-manager.
Escrevi este tutorial pois vi que muitas pessoas têm problemas em utilizar o VirtualBox no Ubuntu e acredito que essa seja uma boa solução pois a kvm é nativa do Linux junto com os demais pacotes.
Esta é um processo bem simples e assim você vai notar que não precisa de muitos comandos para fazer a instalação deles.
Vamos então abrir um terminal no Ubuntu para que possamos fazer a instalação dos pacotes necessários para a virtualização.
Com o terminal aberto vamos digitar o seguinte comando para instalar os pacotes qemu-kvm, libvirt-daemon-system e virt-manager.
Logo após ter instalado os pacotes vamos adicionar o nosso usuário no grupo libvirt para que ele tenha acesso ao recurso de virtualização.
Então em nosso terminal vamos digitar os seguintes comandos para que o usuário seja incluído no grupo.
Agora depois de ter instalado os pacotes e adicionado o usuário ao grupo vamos reiniciar o computador para que assim ele faça o carregamento dos módulos dos pacotes que foram instalados.
Feita a reinicialização do sistema agora é só abrir o menu e utilizar o aplicativo virt-manager para começar a virtualizar o sistema que você desejar.
Se você quiser conhecer um pouco mais do virt-manager você pode acessar o artigo Configurações e uso do Virt-Manager para KVM no Fedora, Ubuntu, Debian, CentOS e derivados.
Resolvi fazer também um vídeo para que o usuário que tenha dúvidas ver como eu fiz a instalação e executei uma Máquina Virtual.
Vídeo de como fazer virtualização no Ubuntu sem VirtualBox
Enfim espero poder ter ajudado com este tutorial sobre como fazer virtualização no Ubuntu sem VirtualBox.
Se você ainda tiver alguma dúvida entre no nosso canal no telegram @sitesempreupdate.