O Lumina é um ambiente de trabalho leve e projetado para ser usado em qualquer sistema operacional Unix-like. Ele é baseado no uso de plugins, permitindo que toda a interface possa ser modificada pelo usuário.
Os desenvolvedores do Lumina partem do princípio que um bom sistema de computador deve executar aplicações sem prejudicar o funcionamento da máquina, e o Lumina foi projetado para exigir o mínimo possível do sistema e da máquina. Abaixo, você aprenderá como instalar o Lumina em distribuições baseadas no Ubuntu e Fedora.
Além deste tutorial, você também conhecer outros ambientes de desktop para Linux. Assim, você conhece outras opções caso esteja interessado em trocar de ambiente e dar um cara nova ao seu Linux.
Como instalar o ambiente de desktop Lumina no Ubuntu Linux, Mint e derivados
Agora, vamos usar a PPA do projeto Ubuntu Lumina para instalar o ambiente de desktop. No entanto, uma dica importante, copie os comandos abaixo clicando no botão copiar. Desta forma, você evita copiar espaços que podem causar erros ao executar os comandos. No entanto, para colar no Terminal, utilize o botão direto do mouse e selecione a opção colar. Em seguida, precssione ENTER.
sudo apt update
sudo add-apt-repository ppa:ubuntulumina/lumina-desktop
sudo apt install lumina-desktop
Como instalar o ambiente de desktop Lumina no Fedora Linux
Agora, você verá como instalar o Lumina Desktop no Fedora Linux. Observe que no caso da instalação do Fedora, não vamos precisar de nenhum repositório extra. Assim, basta executar o comando abaixo, pois o pacote já está nos repositórios oficiais do Fedora.
sudo dnf install lumina-desktop
Pronto! Se você precisar de auxílio em qualquer questão, entre em nosso grupo no Telegram, procure por @sitesempreupdate ou se preferir, clique no menu e acesse o nosso canal pelo link convite.