O Chezmoi é um gerenciador de dotfiles. Com ele, você gerencia seus arquivos de configuração pessoais em várias máquinas. Ele é útil se você gastou tempo personalizando as ferramentas que usa (por exemplo, shells, editores e sistemas de controle de versão) e deseja manter as máquinas executando contas diferentes (por exemplo, casa e trabalho) e/ou sistemas operacionais diferentes (por exemplo, Linux e macOS ) em sincronia, embora seja capaz de lidar facilmente com as diferenças de máquina para máquina. Neste tutorial, saiba como instalar o gerenciador Chezmoi no Linux.
Chezmoi tem um suporte particularmente forte para segurança, permitindo que você gerencie segredos como: senhas, tokens de acesso e chaves privadas, por exemplo. Tudo isso com segurança e sem problemas usando criptografia gpg ou um gerenciador de senha de sua escolha.
Em todos os casos, você só precisa manter uma única fonte de verdade: uma única ramificação em um sistema de controle de versão (por exemplo, git) para tudo que é público e um único gerenciador de senha para todos os seus segredos, com integração perfeita entre eles.
Siga o tutorial abaixo e instale o Chezmoi agora mesmo em suas máquinas!
Instalando o gerenciador Chezmoi no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Chezmoi no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Chezmoi no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
sudo snap install chezmoi --classic
Instalando o Chezmoi no Fedora e derivados!
Para instalar o Chezmoi no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Chezmoi no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Chezmoi no Fedora ou derivados:
sudo snap install chezmoi --classic
Instalando o Chezmoi no Debian e derivados!
Para instalar o Chezmoi no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
apt update
apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Chezmoi no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Chezmoi no Debian e derivados:
sudo snap install chezmoi --classic
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Chezmoi no Linux!