Cuberite é um servidor de jogo multijogador compatível com Minecraft e projetado para ser eficiente com memória e CPU, além de ter uma API de plug-in Lua flexível. Neste tutorial, saiba como instalar o servidor Cuberite no Linux.
Cuberite é um servidor de jogos gratuito e de código aberto (FOSS) compatível com o Minecraft Java Edition. Elefoi projetado com desempenho, configurabilidade e extensibilidade em mente e visa recriar com precisão a maioria dos recursos básicos. O servidor é escrito em C++, e há um extenso sistema de plugins que permite ao usuário escrever seus próprios plugins com Lua.
Na verdade, muitos dos comandos integrados são implementados pelo plug-in Core, que tem seu próprio repositório GitHub e comunidade de desenvolvedores. Para obter mais informações sobre o sistema de plug-ins e como usá-lo, bem como desenvolvê-lo, consulte Plug-ins.
Cuberite foi criado no final de 2010 pela FakeTruth com seu nome original “MCServer”, em substituição ao servidor vanilla, projetado para ter melhor desempenho e ser mais configurável. Posteriormente, o código-fonte foi aberto e outros desenvolvedores começaram a contribuir.
Não perca mais tempo e instale esse poderoso servidor de jogo no seu Linux agora mesmo! Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma rápida e fácil.
Instalando o servidor Cuberite no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Cuberite no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Cuberite no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Cuberite no Fedora e derivados!
Para instalar o Cuberite no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Cuberite no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Cuberite no Fedora ou derivados:
Instalando o Cuberite no Debian e derivados!
Para instalar o Cuberite no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Cuberite no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Cuberite no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Cuberite no Linux!