Como instalar o DataGrip, um IDE baseado em IntelliJ para bancos, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Um IDE baseado em IntelliJ para bancos de dados e SQL. Neste tutorial, saiba como instalar o IDE DataGrip no Linux, usando pacotes snap.

O DataGrip é um IDE baseado em IntelliJ para bancos de dados e SQL. Um ambiente de banco de dados multimotor. Neste tutorial, saiba como instalar o IDE DataGrip no Linux, usando pacotes snap.

DataGrip oferece suporte a MySQL, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, Microsoft Azure, Oracle, Amazon Redshift, Sybase, DB2, SQLite, HyperSQL, Apache Derby e H2. Se um DBMS tiver um driver JDBC, você poderá se conectar a ele por meio do DataGrip.

Para qualquer um dos motores suportados, ele fornece introspecção de banco de dados e vários instrumentos para criar e modificar objetos. O DataGrip é uma ferramenta paga, mas, está disponível para uma avaliação gratuita de 30 dias. As opções de assinatura mensal e anual estão disponíveis para empresas e usuários individuais. Teste-o e veja se ele atende às suas necessidades antes de comprar um pacote.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux!

Instalando o IDE DataGrip no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o DataGrip no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o DataGrip no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

Terminal
sudo snap install datagrip --classic

Instalando o DataGrip no Fedora e derivados!

Para instalar o DataGrip no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

Terminal
sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

Terminal
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o DataGrip no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o DataGrip no Fedora ou derivados:

Terminal
sudo snap install datagrip --classic

Instalando o DataGrip no Debian e derivados!

Para instalar o DataGrip no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

Terminal
apt update
Terminal
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o DataGrip no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o DataGrip no Debian e derivados:

Terminal
sudo snap install datagrip --classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o DataGrip no Linux!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile