Como instalar o Erlang no Fedora

Como instalar o Erlang no Fedora

Erlang é uma linguagem de programação usada para construir sistemas em tempo real massivamente escalonáveis com requisitos de alta disponibilidade. Alguns de seus usos são em telecomunicações, bancos, comércio eletrônico, telefonia por computador e mensagens instantâneas. O sistema de tempo de execução da Erlang possui suporte integrado para simultaneidade, distribuição e tolerância a falhas. Hoje, saiba como instalar o Erlang no Fedora, em qualquer versão.

OTP é um conjunto de bibliotecas e princípios de design da Erlang, fornecendo produtos intermediários para o desenvolvimento desses sistemas. Ele inclui seu próprio banco de dados distribuído, aplicativos para interface com outras linguagens, depuração e liberação de ferramentas de manipulação.

Erlang suporta nativamente hot swapping, de forma que o código pode ser modificado sem a parada do sistema. Originalmente surgido em 1986 era uma linguagem proprietária da Ericsson para suportar aplicações distribuídas a serem executadas em um ambiente de tempo real e ininterrupto, mas foi lançada em código aberto em 1998.

Erlang é voltado para sistema de alto nível, concorrentes, robustos e com integração real-time.

Alguns projetos que utilizam o Erlang:

  • SimpleDB no Amazon EC2
  • Bookmarking no Delicious
  • Serviço de Chat do Facebook
  • CouchDB

Para saber mais sobre o Erlang, acessa a página de documentação do projeto. Para interagir mais com quem usa Erlang, tem um grupo no facebook para os interessados.

Instalar o Erlang no Fedora 29/30/31/32

Nessa dica vamos ver como instalar o Erlang no Fedora 32 mas que funcionará também nas versões antecessoras. Para qualquer modificação no sistema deverá ser executado com privilégio de root.

1. Instalar o Erlang

Para a instalação do Erlang execute o comando e aceite a instalação com suas dependências.

dnf install erlang

2. Verificar a versão do Erlang

Para saber a versão do Erlang, execute o comando erl.

erl

Pressione Ctrl + c duas vezes para sair do shell Erlang.

3. Programa Erlang SUP

Para começar, vamos criar um arquivo chamado sup.erl. Use o editor de texto de sua preferência. Aqui vamos usar o nano.

nano sup.erl

Com o editor aberto, vamos colocar as linhas abaixo dentro do arquivo, depois salvar e sair.

% sup program -module(sup). -export([start/0]). start() -> io:fwrite("Bem vindo ao Sempre Update!n").

Em seguida vamos compilar o programa com o comando abaixo.

erlc sup.erl

Após a compilação será criado um arquivo sup.beam no diretório onde compilou o programa. Execute o comando ls -l para listar os arquivos.

ls -l

Agora para executar o programa sup, execute o comando abaixo.

erl -noshell -s sup start -s init stop

Para saber mais sobre o Erlang, acesse o manpages com o comando man erlang que tem mais de 10.000 linhas no manual para consulta.

Pronto! Erlang já para o uso de seu desenvolvimento.

Se gostou do tutorial, compartilhe.

Para receber atualizações de nosso blog, siga-nos no Twitter. Caso queira comentar, tem alguma dúvida ou algum tipo de problema, faça parte do nosso grupo no Telegram, lá temos todos os tipos de usuário. Até a próxima.