O Fast é um utilitário para testar sua velocidade de download de internet do terminal mantido pela Netflix, gratuito e que mede a velocidade atual de download e upload da sua conexão com latência em um interface limpa e livre de anúncios. O velocímetro é, sem dúvidas, um dos melhores testadores de rede da atualidade. Saiba como instalar o Fast no Linux.
Caso sua conexão esteja lenta e você acredita que há alguma interferência, ou até mesmo que o pacote de internet contratado não está sendo entregue na íntegra, você poderá usar o Fast para medir a as taxas de download e upload da sua internet e tirar de uma vez por todas essa dúvida de maneira rápida, fácil e segura, e o melhor: livre de qualquer anúncio.
Caso você já tenha utilizado algum site para medir a velocidade da sua internet, certamente, depois de conhecer o Fast, talvez nunca mais precise usar. A interface limpa do Fast atrai os usuários que procuram a simplicidade e rapidez na execução das tarefas. Com ele você tem um dado real em poucos segundos, sem estresse, sem precisar executar comandos ou esperar uma eternidade para visualização dos resultados. Tenha uma excelente experiência utilizado o Fast!
Instalando o Fast no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Fast no Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04, Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior. Inclusive você também pode instalar o Fast no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Fast no KDE Neon
Para instalar o Fast no KDE Neon execute apenas o comando abaixo:
Instalando o Fast no Fedora e derivados!
Para instalar o Fast no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Fast no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Fast no Fedora ou derivados:
Instalando o Fast no Debian e derivados!
Para instalar o Fast no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Fast no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Fast no Debian e derivados:
Instalando o Fast no Arch Linux, Manjaro e derivados!
Para instalar o Fast no Arch Linux, Manjaro e derivados, execute os comandos abaixo, caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado pule a etapa de ativação do Snap direto para o comando de instalação.
Passo 1 – Ativar o suporte Snap no Arch Linux, Manjaro e derivados:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Fast no Arch Linux, Manjaro e derivados:
Instalando o Fast no CentOS e derivados!
Para instalar o Fast no CentOS, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar o repositório EPEL. Caso você já tenha o repositório adicionado pule para o passo 2.
Nota:Vale lembrar que uma vez que você adicione o repositório e habilite o suporte ao Snap no CentOS, você não precisará mais fazer isso sempre que for instalar um pacote Snap.
Passo 1 – Adicionar o repositório de software EPEL ao CentOS:
Passo 2 – Instalar o pacote responsável pela compatibilidade com pacotes Snap. Caso você já tenha o suporte habilitado no CentOS para o Snap, pule para o passo 5, o de instalação do Software:
Passo 3 – Habilitar o serviço no sistema:
Passo 4 – Ativar o suporte ao Snap clássico vamos criar um link simbólico:
Passo 5 – Agora, vamos executar o comando para instalar o Fast no CentOS ou derivados:
Instalando o Fast no openSUSE e derivados!
Para instalar o Fast no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Snap instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 5:
Passo 1 – Adicionar repositório:
Para openSUSE 15.0:
Para openSUSE 15.1:
Para openSUSE 15.2:
Para openSUSE 42.3:
Para openSUSE Tumbleweed:
Nota: Caso você esteja utilizando uma versão diferente das propostas no momento da escrita deste artigo, basta trocar o final do link pela versão correspondente!
Passo 2 – Agora, vamos importar a chave do repositório e em seguida atualizar a nossa fonte de softwares:
Passo 3 – Vamos instalar o Snapd, e em seguida você precisa reiniciar a máquina para poder continuar:
Passo 4 – Agora que você reiniciou a sua máquina, vamos habilitar e iniciar o serviço do Snap, a partir de agora, sempre que você precisar instalar um pacote Snap, basta ir direto para o comando de instalação:
Caso você esteja usando a versão Tumbleweed, execute o comando abaixo:
Passo 5 – E por fim, execute o comando de instalação do Fast no openSUSE:
Instalando o Fast no Red Hat Enterprise Linux
Para instalar o Fast no Red Hat Enterprise Linux você precisa executar os comandos abaixo. Note que vamos precisar ativar o suporte Snap no Red Hat Enterprise Linux, então caso você já o tenha feito anteriormente, você pode pular o passo 1.
Passo 1 – Ativar o Snap no Red Hat Enterprise Linux, observe a versão do sistema antes de executar o comando:
Para RHEL 8, execute:
Para RHEL 7, execute:
Passo 2 – Comando para instalar o Fast no Red Hat Enterprise Linux
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Fast no Linux!