Como instalar o Gradle, uma ferramenta de automação, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Uma ferramenta de automação de compilação de código aberto. Neste tutorial, saiba como instalar a ferramenta de automação Gradle no Linux, usando pacotes snap.

como-instalar-o-gradle-uma-ferramenta-de-automacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian
como-instalar-o-gradle-uma-ferramenta-de-automacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Gradle é uma ferramenta de construção com foco na automação de construção e suporte para desenvolvimento em vários idiomas. Se você está construindo, testando, publicando e implantando software em qualquer plataforma, o Gradle oferece um modelo flexível que pode oferecer suporte a todo o ciclo de vida de desenvolvimento, desde a compilação e empacotamento de código até a publicação de sites. Neste tutorial, saiba como instalar a ferramenta de automação Gradle no Linux.

O Gradle foi projetado para oferecer suporte à automação de construção em várias linguagens e plataformas, incluindo Java, Scala, Android, C/C++ e Groovy, e está intimamente integrado com ferramentas de desenvolvimento e servidores de integração contínua, incluindo Eclipse, IntelliJ e Jenkins.

Use a rica API do Gradle e o ecossistema maduro de plug-ins e integrações para ambicionar a automação. Modele, integre e sistematize a entrega de seu software de ponta a ponta. Expanda o desenvolvimento com compilações elegantes e extremamente rápidas. Desde a prevenção de compilação até o armazenamento em cache avançado e muito mais, buscamos desempenho implacavelmente para que sua equipe possa entregar continuamente.

Instale o Gradle agora mesmo no seu Linux e extraia o melhor dele.

como-instalar-o-gradle-uma-ferramenta-de-automacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando a ferramenta de automação Gradle no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Gradle no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Gradle no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install gradle –classic

Instalando o Gradle no Fedora e derivados!

Para instalar o Gradle no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Gradle no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gradle no Fedora ou derivados:

sudo snap install gradle –classic

Instalando o Gradle no Debian e derivados!

Para instalar o Gradle no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Gradle no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gradle no Debian e derivados:

sudo snap install gradle –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Gradle no Linux!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile