Grafana é um painel de métricas rico em recursos e editor de gráfico para Cloudwatch, Elasticsearch, Graphite, InfluxDB, OpenTSB, Prometheus e Métricas hospedadas. Um aplicativo perfeito para acompanhar as métricas do seu computador. Neste tutorial, saiba como instalar o painel de métricas Grafana no Linux, usando pacotes snap.
Se acompanhar métricas como o uso da CPU ou da memória RAM do seu dispositivo parece difícil para você, Grafana pode te provar o contrário. Esse aplicativo mostra todas as métricas que você precisa ou quer acompanhar, direto da sua área de trabalho.
Uma poderosa ferramenta que você pode ter agora mesmo no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e instalar o Grafana no seu computador, de forma simples e prática.
Instalando o painel Grafana no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Grafana no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Grafana no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
sudo snap install grafana
Instalando o Grafana no Fedora e derivados!
Para instalar o Grafana no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Grafana no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Grafana no Fedora ou derivados:
sudo snap install grafana
Instalando o Grafana no Debian e derivados!
Para instalar o Grafana no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
apt update
apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Grafana no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Grafana no Debian e derivados:
sudo snap install grafana
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Grafana no Linux!