O IPFS Daemon é, basicamente, um serviço Daemon para protocolo IPFS. O IPFS é um sistema de arquivos ponto a ponto global, com versão. Ele combina boas ideias de sistemas anteriores, como Git, BitTorrent, Kademlia, SFS e a Web. É como um único enxame de BitTorrent, trocando objetos git. Neste tutorial, saiba como instalar o IPFS Daemon no Linux.
O IPFS fornece uma interface tão simples quanto a web HTTP, mas com permanência embutida. Você também pode montar o mundo em /ipfs. O protocolo IPFS e suas implementações ainda estão em forte desenvolvimento. Isso significa que pode haver problemas com os protocolos do IPFS Daemon, ou pode haver erros nas implementações.
Os desenvolvedores recomendam que o IPFS pode seja executado em uma máquina com pelo menos 2 GB de RAM e 2 núcleos de CPU. Em sistemas com menos memória, pode não ser completamente estável. Se o seu computador tem esses requisitos, você pode o instalar agora mesmo. Basta seguir o tutorial abaixo.
Instalando o IPFS Daemon no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o IPFS Daemon no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o IPFS Daemon no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
sudo snap install ipfs
Instalando o IPFS Daemon no Fedora e derivados!
Para instalar o IPFS Daemon no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o IPFS Daemon no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o IPFS Daemon no Fedora ou derivados:
sudo snap install ipfs
Instalando o IPFS Daemon no Debian e derivados!
Para instalar o IPFS Daemon no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
apt update
apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o IPFS Daemon no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o IPFS Daemon no Debian e derivados:
sudo snap install ipfs
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o IPFS Daemon no Linux!