Keepalived é um software de roteamento escrito em C. O objetivo principal deste projeto é fornecer instalações simples e robustas para balanceamento de carga e alta disponibilidade para sistemas Linux e infraestruturas baseadas em Linux. Neste tutorial, saiba como instalar o software de roteamento Keepalived no Linux.
A estrutura de balanceamento de carga depende do módulo de kernel Linux Virtual Server (IPVS) bem conhecido e amplamente usado, fornecendo balanceamento de carga Layer4. Keepalived implementa um conjunto de verificadores para manter e gerenciar de forma dinâmica e adaptativa o pool de servidores com balanceamento de carga de acordo com sua integridade.
Por outro lado, a alta disponibilidade é alcançada pelo protocolo VRRP. VRRP é um tijolo fundamental para failover de roteador. Além disso, Keepalived implementa um conjunto de ganchos para a máquina de estado finito VRRP fornecendo interações de protocolo de baixo nível e alta velocidade.
Para oferecer detecção de falha de rede mais rápida, Keepalived implementa protocolo BFD. A transição de estado VRRP pode levar em consideração a sugestão BFD para conduzir a transição rápida de estado. As estruturas Keepalived podem ser usadas de forma independente ou em conjunto para fornecer infraestruturas resilientes.
Siga o tutorial abaixo e instale agora mesmo o Keepalived no seu computador!
Instalando o Keepalived, um software de roteamento,no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Keepalived no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Keepalived no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Keepalived no Fedora e derivados!
Para instalar o Keepalived no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Keepalived no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Keepalived no Fedora ou derivados:
Instalando o Keepalived no Debian e derivados!
Para instalar o Keepalived no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Keepalived no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Keepalived no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Keepalived no Linux!