Para quem ainda não conhece, o Qt-creator é uma IDE do projeto Qt disponível para Linux e outros sistemas operacionais. Com ela é possível desenvolver aplicações em Qt, C++, Qml para desktop e mobile, possuindo uma fantástica documentação e tutoriais para quem está iniciando e para quem já possui conhecimento avançado.
Na maioria das distribuições Linux, o Qt-creator está disponível via repositórios, porém nem sempre temos a última versão, no Ubuntu 21.10, por exemplo, temos a versão 4.14.0 do Qt-creator sendo que a última versão estável é o Qt-Creator 6.2, lançada recentemente no dia 5 de abril e felizmente, sua instalação diretamente da fonte é algo simples.
O que temos de novo no Qt-creator 6.2?
Recursos ausentes da versão 5.15 foram implementados. O Qt 6.2 é o primeiro grande lançamento da série Qt 6 e um lugar ideal para pular para a próxima geração do Qt. Você pode ler o anúncio oficial diretamente do site do Qt.
Como instalar o Qt-Creator no Linux
O primeiro passo é acessar o site da Qt e realizar o download onde terá algumas opções para selecionar. Aqui usaremos a versão open source (sim, o Qt-creator possui também uma licença comercial e o preço é bem salgado).
Mas, voltando a nossa realidade, a opção Open Source não deve em nada comparada a versão comercial, a diferença é o suporte comercial, algumas perfumarias mínimas e uma certa facilidade para tornar seu app disponível na Apple Store.
Comandos para instalar o Qt-Creator no Linux
Após baixar o Qt-creator basta no terminal acessar o local onde o arquivo de instalação foi baixado:
sudo chmod +x qt-unified-linux-x64-4.3.0-1-online.run
./qt-unified-linux-x64-4.3.0-1-online.run
Feito! Agora, só seguir os passos do instalador online do Qt-Creator para Linux. Além deste, há também o instalador off-line, mas como a ideia deste tutorial é ter a versão mais recente, optamos pela versão online que baixa todos os pacotes no momento da instalação.