O Spek significa bacon em holandês, por isso traz como símbolo um suíno. Ele é, basicamente um analisador de espectro acústico. Analisa seus arquivos de áudio mostrando seu espectrograma. Além disso, é um software gratuito disponível para Unix, Windows e Mac OS X. Saiba como instalar o Spek no Linux.
A ferramenta tem inúmeras características que a tornam funcional e usual. O aplicativo suporta todos os formatos populares de arquivos de áudio com e sem perdas graças às bibliotecas FFmpeg, o que já é uma vantagem em relação aos que se limitam quando o assunto é formato do arquivo. Além disso conta com processamento de sinal ultrarrápido, usa vários threads para acelerar ainda mais a análise e mostra o nome do codec e os parâmetros do sinal de áudio.
O Spek ainda permite salvar o espectrograma como um arquivo de imagem, o que é muito legal. Ele dispõe de suporte para arrastar e soltar; associa a formatos de arquivo de áudio comuns e tem réguas de autoajuste de tempo, frequência e densidade espectral. Além, é claro, de contar com faixa de densidade espectral ajustável e ser traduzido para 19 idiomas.
Instale essa excelente ferramenta agora mesmo no seu Linux e comece a desfrutar de todos os seus recursos!
Instalando o Spek no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Spek no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Spek no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Spek no Fedora e derivados!
Para instalar o Spek no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Spek no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Spek no Fedora ou derivados:
Instalando o Spek no Debian e derivados!
Para instalar o Spek no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Spek no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Spek no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Spek no Linux!