O STunnel5 é um aplicativo de plataforma múltipla de código aberto usado para fornecer um serviço de túnel TLS/SSL universal. Ele pode ser usado para fornecer conexões criptografadas seguras para clientes ou servidores que não falam TLS ou SSL nativamente. Saiba como instalar o STunnel5 no Linux.
STunnel5 é um aplicativo multiplataforma. Ele depende da biblioteca OpenSSL para implementar o protocolo TLS ou SSL subjacente. Além disso, usa criptografia de chave pública com certificados digitais X.509 para proteger a conexão SSL e os clientes podem ser opcionalmente autenticados por meio de um certificado.
Inclusive, pode ser vinculado ao libwrap, o que permite que ele seja configurado para atuar como um serviço proxy-firewall também. Realmente uma excelente ferramenta, que se comunica de forma simples com outras, que pode facilitaer ainda mais para os usuários.
O STnnel é mantido por Micha? Trojnara e lançado sob os termos da GNU General Public License (GPL) com exceção do OpenSSL. O SSL e seu sucessor TLS são protocolos de criptografia projetados para internet. Eles permitem a comunicação segura entre usuário e servidor de uma aplicação web.
Se você está precisando desse tipo de serviço e não sabe por onde começar, o STunnel5 pode te ajudar. Instale-o agora mesmo no seu Linux.
Instalando o STunnel5 no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o STunnel5 no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o STunnel5 no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o STunnel5 no Fedora e derivados!
Para instalar o STunnel5 no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o STunnel5 no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o STunnel5 no Fedora ou derivados:
Instalando o STunnel5 no Debian e derivados!
Para instalar o STunnel5 no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o STunnel5 no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o STunnel5 no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o STunnel5 no Linux!