Como instalar o ZwaveJS2MQTT, um Zwave configurável para gateway MQTT, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Zwave totalmente configurável para MQTT Gateway e Painel de controle. Neste tutorial, saiba como instalar o ZwaveJS2MQTT no Linux.

como-instalar-o-zwavejs2mqtt-um-zwave-configuravel-para-gateway-mqtt-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian
como-instalar-o-zwavejs2mqtt-um-zwave-configuravel-para-gateway-mqtt-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O ZwaveJS2MQTT é um Zwave totalmente configurável para MQTT Gateway e Painel de controle. Uma ferramenta que pode facilitar bastante o trabalho dos desenvolvedores. Neste tutorial, saiba como instalar o ZwaveJS2MQTT no Linux.

Características do ZwaveJS2MQTT:

  • Zwave configurável para gateway Mqtt;
  • Integração com o Home Assistant (beta);
  • Painel de controle Zwave:
    • Gerenciamento de nós: verifique todos os nós descobertos na rede z-wave, envie / receba atualizações de valores de nós diretamente da IU e envie ação para os nós e controlador para diagnóstico e correção de rede. Nomenclatura e localização de nós personalizados: começando a partir do nome dos nós v1.3.0 e o local são armazenados em um arquivo JSON denominado nodes.json. Isso porque nem todos os nós têm suporte nativo para recursos de nomenclatura e localização (# 45). Esta mudança é compatível com versões anteriores deste pacote: na inicialização, ele obterá todos os nomes de nós e localização do arquivo zwcfg_homeHEX.xml (se presente) e criará o novo arquivo nodes.json com base nisso. Este arquivo pode ser importado / exportado do painel de controle da IU com os botões de importação / exportação colocados na parte superior da tabela de nós, à direita da seleção de ações do controlador.
    • Atualizações de firmware: você pode enviar atualizações de firmware para seus dispositivos usando a IU, basta selecionar a ação do controlador Iniciar atualização de firmware;
    • Associações de grupos: crie associações entre nós (também suporta associações de várias instâncias, é necessário usar a última versão de zwave-js);
    • Gerenciamento de cenas personalizadas.
  • Registrar depuração na IU;
  • Gráfico de malha mostrando os vizinhos dos dispositivos.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo no seu Linux.

Instalando o ZwaveJS2MQTT no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o ZwaveJS2MQTT no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o ZwaveJS2MQTT no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

Terminal
sudo snap install zwavejs2mqtt

Instalando o ZwaveJS2MQTT no Fedora e derivados!

Para instalar o ZwaveJS2MQTT no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

Terminal
sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

Terminal
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o ZwaveJS2MQTT no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o ZwaveJS2MQTT no Fedora ou derivados:

Terminal
sudo snap install zwavejs2mqtt

Instalando o ZwaveJS2MQTT no Debian e derivados!

Para instalar o ZwaveJS2MQTT no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

Terminal
apt update
Terminal
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o ZwaveJS2MQTT no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o ZwaveJS2MQTT no Debian e derivados:

Terminal
sudo snap install zwavejs2mqtt

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o ZwaveJS2MQTT no Linux!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile