O Turnkey Linux é uma distribuição Linux, baseada no Debian 9, com muitas facilidades que o torna mais fácil para você instalar em qualquer máquina. Nele já vem rodando diversos tipos de servidores e serviços tais como: Apache, MySQL, Perl / PHP / Python (LAMP), os Amazon Web Services (AWS) cloud , e o recipientes Linux Docker. A versão atual do TurnKey é a 15 e vem recebendo correções neste ano.
Há uma nova ferramenta de gerenciamento de banco de dados, o Adminer, substituindo o PHPMyAdmin. Claro que os puristas irão reclamar, já que a base instalada do PHPMyAdmin é enorme.Turnkey melhorou a segurança SSL/ TLS.
Além disso, ainda temos três servidores Web suportados universalmente (Apache, Nginx, Lighttpd) os 3 estão configurados para usar a suíte TLS cypher. O Tomcat JavaServer também vem empoderado com configurações robustas de TLS.
Turnkey continua a oferecer uma grande variedade de aplicativos para servidores populares. Incluindo programas comumente utilizados, tais como WordPress, Node.js, Javascript e Drupal (CMS). Ele também oferece servidores mais exóticos, incluindo servidor Ushahidi; Zurmo, um aplicativo para relacionamento com cliente (CRM) e Sahana Eden, um sistema de gerenciamento de resposta humanitária.
Crédito: Leandro França de Mello