Dmidecode é uma ferramenta que lê o conteúdo da tabela DMI (Desktop Manager Interface) do seu computador e exibe as informações de hardware do sistema em um formato legível. Esta tabela contém uma descrição dos componentes de hardware do sistema , bem como outras informações úteis, tais como: número de série, informações do fabricante, data de lançamento, versão do BIOS etc. Conheça o Dmidecode, uma forma de obter informações de hardware no Linux.
Como instalar o Dmidecode?
Fedora:
dnf install dmidecode
Ubuntu / Debian:
sudo apt-get install dmidecode
RHEL / Centos:
yum install dmidecode
Comandos Dmidecode
Primeiro, executaremos o comando “dmidecode” para ver quais informações de hardware são suportadas, o que mostrará o conteúdo da tabela DMI do tipo 0 para o tipo 41.
dmidecode
Parâmetros do Dmidecode
Obter informações do BIOS
dmidecode -t bios
Isso imprimirá informações detalhadas do BIOS , como versão, nome do fornecedor, data de lançamento, tamanho do tempo de execução, tamanho da ROM, revisão do firmware e muito mais.
Obter informações do sistema
dmidecode -t system
Isso combinará os tipos DMI 1, 12, 15, 23 e 32 (1: informações do sistema, 2: opções de configuração do sistema, etc.) e imprime informações detalhadas do sistema, como nome do fabricante, versão, número de série, UUID, número SKU etc.
Obtenha informações da placa-mãe
dmidecode -t rodapé
Isso combinará os tipos DMI 2, 10, 41 (Base Board, Dispositivos Onboard e Onboard Device) e imprimirá informações detalhadas, como o nome do fabricante, nome do produto, versão, número de série, etc.
Informações comuns sobre hardware
Agora vamos ver uma série de comandos que mostram informações específicas sobre o hardware.
Obtenha informações sobre o chassi no Linux:
dmidecode -t chassis
Obtenha informações sobre o processador no Linux:
dmidecode -t processor
Obtenha informações de memória no Linux:
dmidecode -t memory
Como obter informações de cache no Linux
dmidecode -t cache // dmidecode -t 7
Concluindo, o Dmidecode é uma ferramenta muito completa e mostra muitas informações. Além disso, para um processo de consulta mais simples, em vez da opção que digita -t, você pode usar o identificador (dígito) da informação de acordo com o seguinte:
Tipos de palavras-chave ------------------------------ bios 0, 13 sistema 1, 12, 15, 23, 32 rodapé 2, 10 chassi 3 processador 4 memória 5, 6, 16, 17 cache 7 conector 8 ranhura 9
Com Dmidecode podemos obter informações muito valiosas sobre o hardware de nosso equipamento. Assim, podemos automatizar scripts para automatizar o processo de coleta de informações.