Esqueceu a senha do ROOT? Não se preocupe! Existem diversas formas de se conseguir recuperar a senha de root no Linux, mas aqui vai uma forma bastante simples e fácil de seguir. Acompanhe atentamente cada passo em seguida. É muito simples recuperar a senha e seguro, então não se preocupe.
Recuperando a senha root no Linux
Para recuperar a senha do usuário root, precisamos ter acesso ao host, neste caso, foi usado uma máquina virtual para o exemplo. O processo de reset de senha do root funciona da mesma forma na maioria das distribuições, então basta seguir o passo a passo para dar reset na senha do usuário root da sua distribuição preferida.
Passo 1: Entre na tela de boot e digite “e” para editar a inicialização. Na imagem abaixo podemos fazer isso na opção “*Ubuntu”.
Passo 2: Em seguida, com a seta para baixo, navegue até encontrar “linux”, conforme a imagem abaixo. Procure também a opção “ro”, que significa montagem do tipo Read Only (somente leitura).
Passo 3: Substitua a opção “ro” por “rw” e no final da linha adicione a opção “init=/bin/bash”, como pode ser visto em destaque na imagem abaixo.
Passo 4: Pressione F10 para salvar, em seguida o boot continuará com a opção que você editou. Você verá uma tela já com o usuário root disponível.
Dependendo da distribuição que você estiver usando, a tela poderá ser um pouco diferente, mas atenção ao “root@(none):/#”, indica que o usuário autenticado é o root.
Passo 6: Feito isso, ainda assim você somente terá acesso somente leitura, para poder salvar as alterações no disco, será necessário montar a partição como leitura e escrita “rw”, para isso, digite o comando:
mount -n -o remount,rw /
Passo 7: Com a partição montada como leitura e escrita, basta alterar a senha do usuário que desejar, por exemplo: passwd root ou passwd usuario
Passo 8: Com as alterações efetuadas, reinicie a máquina.
exec /sbin/init
Pronto, agora basta logar no seu Linux com as novas credenciais e configurações. Também há a opção de recuperar tudo utilizando Rescatux. Saiba como recuperar senhas, grub e erros do Windows ou Linux com o Rescatux.