Como saber a versão do Ubuntu instalada!

saiba-qual-a-versao-do-ubuntu-voce-tem-instalada

Se por algum motivo você precisar saber a versão exata do Ubuntu instalada, saiba ser possível verificar com alguns comandos no Terminal Linux. São muitas as possibilidades, é muito fácil.

Verificando a versão do Ubuntu instalada

Vamos iniciar com uma lista de comandos e logicamente, todos eles deve ser executados via Terminal e não precisa de ROOT ou sudo. Basta executar o  comando com o seu usuário mesmo que você vai ver a versão do Ubuntu atualmente instalada.

Para começar abra o Terminal, você pode fazer isso usando o atalho Ctrl + Alt + T e colar um dos comandos abaixo. Vale lembrar que não precisa executar todos os comandos, execute de acordo  com a necessidade que você tiver, nenhum dos comandos altera arquivos, todos vão fazer apenas a leitura dos dados.

Terminal
lsb_release -r

Saída do Terminal. Observe que de acordo com a imagem abaixo estou usando a versão 21.10 do Ubuntu!

Se você quer ver mais detalhes como nome da distribuição, versão, codinome e a descrição completa do sistema execute o comando abaixo:

Terminal
cat /etc/lsb-release

Saídas do Terminal. Neste comando, note que será exibido mais informações. Inclusive, com este comando é possível saber até o codinome da versão do Ubuntu atualmente instalada.

Saiba como obter informações detalhas sobre a versão do Ubuntu atualmente instalada

Se precisar saber mais detalhes sobre a versão do Ubuntu instalada, então execute o próximo comando

Terminal
cat /etc/*release

Saídas do Terminal. Aqui você tem todas as informações já citadas em outros comandos é possível saber o site em que a distribuição pode ser baixada. Além disso, também é possível identificar qual a base do Ubuntu, que conforme o ID_LIKE informa que é o Debian.

Mais detalhes ainda sobre a versão do Ubuntu instalada, então mais um comando super completo.

Terminal
cat /etc/os-release

Saídas do Terminal:

Com todos estes comandos é possível obter informações completas sobre a versão do Ubuntu instalada, inclusive é muito utilizada por aqueles que utilizam distribuições baseadas no Ubuntu, e querem por algum motivo saber a base do sistema. Estes comandos também podem ser utilizados no Debian e derivações.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile