Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o Guia de Introdução ao LibreOffice 5.0

Guia de Introdução ao LibreOffice
A Comunidade Brasileira do LibreOffice disponibiliza o Guia de Introdução ao LibreOffice 5.0, contendo as inovações e melhorias da versão 5.0. O guia é uma atualização em profundidade do Guia do Iniciante 3.0 lançado em 2012 e contém a descrição das modificações tanto internamente no software quanto na sua interface de usuário.

 

O que contém o Guia ?

A obra contém 14 capítulos e 2 apêndices e cobre todos os 6 módulos do LibreOffice, além de abordar os assuntos relacionados aos tópicos:

  • Estilos;
  • Macros;
  • Personalização do software;
  • Impressão;
  • Exportação para .pdf;
  • Gráficos e imagens;
  • Formatos de arquivos;
  • Formatos Open Document Format;
  • Sobre o software livre.

A equipe de tradução da comunidade utilizou a ferramenta OmegaT e o servidor Github para uma tradução assistida do texto do inglês, aproveitando da versão 3.0 do mesmo guia como memória de tradução. Com essa combinação de ferramentas o tempo de tradução foi muito curto, ao redor de 1 mês e com a equipe trabalhando em capítulos. Por outro lado, o tempo de revisão e de atualização das imagens e das caixas de diálogo demorou muito mais, e é agora um ponto de atenção para o próximo volume a traduzir pela equipe.

 

Equipe de Colaboradores

Participaram da equipe de tradução, profissionais de TI, tradutores, engenheiros, professores e técnicos. A equipe foi composta por:
  • Chrystina Pelizer (Líder do projeto e colaboradora do website);
  • Vera Cavalcante (Revisora e montadora do volume final);
  • Túlio Macedo (tradutor, revisor e web-designer to site de documentação em português);
  • Raul Pacheco da Silva, Douglas Vigliazzi, Clarice Vigliazzi, João Mac-Cormick, José Roberto Siqueira e Olivier Hallot (tradutores e revisores).
O trabalho de revisão foi feito em dois ciclos sucessivos para reduzir os erros ao máximo. Utilizou-se a versão 5.0 do LibreOffice para testar todas as indicações do guia, confirmando assim, se as descrições estavam condizentes com a versão.

Para o sucesso dessa tarefa, fizemos a captura de imagens e resolvemos as indexações das páginas e figuras de todos os capítulos. Afirmou Vera Cavalcante – Revisora voluntária,. “Temos certeza de que criamos uma obra de grande valor para os usuários do LibreOffice”, completou.

A equipe foi formada em atendimento a um chamado pela lista de documentação. As tarefas foram definidas: aprender o uso de duas ferramentas para aproveitar grande parte do trabalho feito para a versão 3.0 do Guia e com elas, gerar a documentação para a versão 5.0, substituir as figuras para português e revisar tudo isso. declarou Chrystina Pelizer – líder do projeto.

 E ela continua:

Foram feitas reuniões semanais pelo hangout para acompanhamento constante dos trabalhos. Com o uso dessas ferramentas o trabalho mais rápido foi o da tradução, primeira etapa. Nas próximas, as figuras foram traduzidas e foram realizadas as revisões. Com a participação de todos, o trabalho levou pouco menos de 6 meses para ser concluído.

O novo Guia de Introdução ao LibreOffice tem 431 páginas e pode ser baixado e impresso sem qualquer restrição por qualquer usuário ou empresa que esteja instalando o LibreOffice para seus funcionários, bastando respeitar a Licença Creative Commons Attribution indicada na obra. Estão disponíveis nas extensões .pdf e em .odt que podem ser usadas para estudo de edição dos textos. Os arquivos podem ser baixados do novo site de documentação da The Document Foundation, em http://documentation.libreoffice.org/pt-br/ .

Você também pode se envolver com o trabalho voluntário em muitas áreas: desenvolvimento, controle de qualidade, documentação, tradução, suporte ao usuário e muito mais. Para mais informações acesse o site LibreOffice.