A confiança nas empresas de tecnologia sofreu uma grande queda em 28 países e foi a maior perda em todos os setores, exceto no entretenimento, de acordo com o relatório Edelman Trust Barometer de 2020.
A pesquisa com 34.000 pessoas em 28 países constatou ampla desconfiança nos quatro principais setores da sociedade: empresas, governo, mídia e organizações não-governamentais.
Este é o 20º ano do Edelman Trust Barometer e é encomendado pela Edelman, a maior empresa privada de relações públicas.
Confiança nas empresas de tecnologia cai globalmente
O setor de tecnologia sofreu a maior perda na confiança, mas continua sendo o mais confiável, seguido pelos setores automotivo, alimentos e bebidas, saúde e telecomunicações. No final da lista estão os serviços financeiros. No entanto, todos os setores, exceto a tecnologia, mostraram melhorias graduais na confiança ao longo de um período de oito anos (incluindo serviços financeiros, que mostraram a melhor melhoria a longo prazo na confiança).
A maioria dos entrevistados está preocupada com o emprego e acredita que estará em pior situação em cinco anos. Mais de 61% acreditam que “a tecnologia está fora de controle”. Além disso, pensam que o governo está sempre atrasado na regulamentação de tecnologias emergentes porque não as entende.
Notícias falsas, desinformação e tecnologias que permitem falsificações profundas contribuíram ainda mais para a desconfiança global. No entanto, a confiança na mídia tradicional continua a aumentar.
A pesquisa constatou que o setor de negócios está em melhor posição para combater desinformação e notícias falsas porque possui os recursos e tem mais a perder. Mas o setor empresarial precisa melhorar sua ética para conseguir combater a perda maciça de confiança em muitos países.
Informações detalhadas estão no relatório completo.
Caso queira acompanhar mais assuntos sobre Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.
Fonte: ZDNET