Categorias
Tutoriais

Conheça 6 ótimas ferramentas de virtualizações de nível de sistema operacional gratuitas e de código aberto

Um contêiner é um método de virtualização em nível de sistema operacional para executar vários sistemas Linux isolados em um host de controle usando um único kernel Linux. Há uma distinção importante entre virtualização em nível de SO e virtualização. A primeira é frequentemente conhecida como contêineres. Neste artigo, você conhecerá Conheça 6 ótimas ferramentas virtualizações de nível de sistema operacional gratuitas e de código aberto para o seu Linux.

A virtualização em nível de SO

A virtualização em nível de SO (contêineres) compartilha o mesmo kernel do sistema operacional e isola os processos do aplicativo do resto do sistema. Por exemplo: sistemas ARM Linux executam contêineres ARM Linux, sistemas x86 Linux executam contêineres x86 Linux, sistemas x86 Windows executam contêineres x86 Windows. Os contêineres Linux são extremamente portáteis, mas devem ser compatíveis com o sistema subjacente.

Os contêineres são diferentes dos hipervisores Tipo 1 e 2. Um hipervisor Tipo 1 é conhecido como nativo ou bare-metal. Com esse tipo, o hipervisor é executado diretamente no hardware do host para controlar os recursos de hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Em outras palavras, o hipervisor de software não requer um sistema operacional subjacente adicional. O segundo tipo de hipervisor é executado em um ambiente de sistema operacional convencional como uma segunda camada, com os sistemas operacionais convidados sendo executados no terceiro nível.

A virtualização usa um hipervisor para emular hardware, o que permite que vários sistemas operacionais sejam executados lado a lado. Isso não é tão leve quanto usar contêineres.

Comparado a máquinas virtuais, um contêiner Linux consome menos recursos, tem uma interface padrão (iniciar, parar, variáveis de ambiente, etc.), retém o isolamento do aplicativo e é mais facilmente gerenciado como parte de um aplicativo maior (vários contêineres). Além disso, esses aplicativos de vários contêineres podem ser orquestrados em várias nuvens.

Abaixo, uma lista com 6 ótimas ferramentas de virtualizações de nível de sistema operacional gratuitas e de código aberto, elaborada pelo pessoal do Linux Links.

Imagem com gráfico elencando virtualizações

Ferramentas de virtualizações de nível de sistema operacional

Docker: Uma ferramenta para criar, implantar e executar aplicativos usando contêineres;
LXC: Interface do espaço do usuário para os recursos de contenção do kernel Linux;
Containerd: Um tempo de execução de contêiner padrão da indústria com ênfase em simplicidade, robustez e portabilidade;
Apptainer: Otimizado para cargas de trabalho empresariais e HPC focadas em computação;
Kata Containers: Usa um hipervisor para fornecer isolamento ao gerar contêineres;
OpenVz: Virtualização baseada em contêiner.

Via: Linux Links

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Sair da versão mobile