Conheça 7 excelentes alternativas CentOS

CentOS ISA SIG ganha nova linha de base x86-64 para melhor desempenho
CentOS Stream 10 começa a ser desenvolvido e deve ficar pronto em 2024

A Red Hat, empresa controladora do CentOS, anunciou em dezembro de 2020 que a empresa estava mudando seu foco do CentOS Linux para o CentOS Stream. O Stream é uma plataforma de desenvolvimento upstream para desenvolvedores de ecossistema. Mesmo com a mudança, o CentOS ainda está sendo usado por milhões de usuários. Mas, existem excelentes alternativas que podem substituir o CentOS e, neste artigo você conhece 7 dessas alternativas.

Melhores alternativas do CentOS

AlmaLinux

O AlmaLinux (anteriormente conhecido como Projeto Lenix), está sendo desenvolvido pela CloudLinux, que é conhecida por sua experiência no sistema operacional Linux.

Esta é uma solução gratuita, de código aberto e voltada para a comunidade do CloudLinux. Ele fornece migração fácil do CentOS, permitindo que frotas inteiras de servidores sejam convertidas com um único comando com nenhuma reinstalação e nenhuma reinicialização necessária.

Atualização 13.05.2022: AlmaLinux 8.6 Stable está pronto para download.

Baixe o AlmaLinux do AlmaLinux Repo.

Rocky Linux

O Rocky Linux é outra alternativa ao CentOS. É uma distro Linux gratuita, baseada na comunidade e orientada para o servidor, desenvolvida pelo cofundador original do CentOS, Gregory Kurtzer.

Baixe o Rocky Linux aqui!

Ubuntu Server

O Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares, tanto no servidor quanto no desktop. Embora o Ubuntu seja uma alternativa ao CentOS, ele pertence à árvore genealógica do Debian Linux e também usa vários pacotes de software que o CentOS não está usando.

Por outro lado, o Ubuntu não é uma distribuição Linux baseada em RPM. Para usar os pacotes RPM no Ubuntu, você pode usar o Alien para converter o pacote em um arquivo DEB.

O Oracle Linux é um fork do RHEL, que está atualmente disponível e permite migrar do CentOS sem reinstalar. Também é 100% binário de aplicativo compatível com RHEL e está disponível desde 2006. Ele oferece dois kernels diferentes, Unbreakable Enterprise Kernel e Red Hat Compatible Kernel.

Baixe todas as versões do Oracle Linux: Oracle Linux ISOs

Debian

O Debian Linux também é uma distribuição Linux de código aberto muito popular que fornece forte distribuição de servidor. É também um dos sistemas operacionais baseados em kernel Linux mais antigos e populares.

O Debian Linux também é conhecido por sua ampla variedade de seleção de software e suporte de arquitetura. Os desenvolvedores fornecem documentação sólida que pode ser muito útil para o seu processo de migração.

Baixar Debian: Obtendo o Debian

Fedora

O Fedora Server se concentra principalmente em tecnologias modernas de data center e permite assumir o controle de todos os serviços e infraestrutura. O Fedora é um sistema operacional de servidor suportado pela comunidade de ciclo de vida curto.

Baixe o Fedora Server: getfedora.org/server/download/

OpenSUSE

O openSUSE também é uma distro muito popular para servidores e desktops. Ele vem com YaST, uma ferramenta de instalação e configuração, e fornece uma interface fácil de usar e recursos de configuração poderosos. A distro oferece dois formatos diferentes, o lançamento no estilo LTS Leap e o lançamento contínuo Tumbleweed.

Se você quiser usar o openSUSE como uma alternativa CentOS em seu servidor, será sensato usar a versão Leap, que é consideravelmente mais estável que o Fedora Server.

Baixe o OpenSUSE: download.opensuse.org/distribution/openSUSE-stable/iso/

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile