O Analisador de Uso do Disco (Disk Usage Analyzer), anteriormente conhecido como Baobab, é um analisador gráfico de uso de disco para o ambiente de área de trabalho GNOME. Fazia parte do gnome-utils, mas é um aplicativo independente desde o GNOME 3.4.
O software fornece ao usuário uma representação gráfica do conteúdo de uma unidade de disco. A interface permite a seleção de partes específicas do sistema de arquivos, para que uma única pasta, todo o sistema de arquivos e até mesmo pastas e sistemas de arquivos remotos possam ser verificados e listados no nível da pasta.
A representação gráfica pode ser alternada entre um gráfico ‘Rings’ e um gráfico ‘Treemap’ para se adequar ao conteúdo que está sendo exibido.
Screenshots
A imagem abaixo mostra um exemplo da aparência do aplicativo disponível no Ubuntu.
Instalação
O Baobab não está instalado no Ubuntu por padrão. Pode ser instalado emitindo o seguinte comando em uma janela do terminal:
{terminal}sudo apt-get install baobab {/terminal}
ou usando um gerenciador de pacotes como ‘Ubuntu Software’ ou ‘Synaptic’.
Usando o Baobab (Analisador de Uso de Disco)
Ao iniciar o Baobab, é exibida uma lista de locais, geralmente a pasta Home, a pasta raiz, outras partições montadas e locais remotos, como o Google Drive. A seleção de um local lista seu conteúdo no painel esquerdo, exibindo o tamanho, o conteúdo (número de itens) e a data de modificação de cada pasta.
A seleção de uma pasta exibirá seu conteúdo em forma gráfica no painel direito como um gráfico ‘Anéis’ ou um gráfico ‘Mapa da Árvore’, dependendo do tipo de exibição selecionado. Passar o ponteiro do mouse sobre cada segmento do gráfico exibe uma dica de ferramenta mostrando o nome da pasta e seu tamanho.
Fonte Ubuntu
Leia também os seguintes artigos.
6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux
Particionamento de disco, o que é e para que serve