Em alguns sites e fóruns sobre Linux uma dúvida ainda é bastante comum: como descobrir a arquitetura do processador. Essa dica é bastante rápida e simples, porém vale a pena estar Sempre Update.
Para isso algumas soluções são bastante disseminadas como é o caso dos comandos uname -a e cat /proc/cpuinfo, entretanto a saída desses comandos resultam em um terminal cheio de informação. Aprenda agora a obter apenas resultado esperado nessa ocasião.
Comando para descobrir a arquitetura de processador no Linux
Com o terminal aberto informe o seguinte comando:
file /bin/bash | awk {'print $3'}
Explicação
A instrução acima é um comando em Shell Script e para que seja entendida, precisamos dividi-la. De início temos o comando file que é responsável por retornar o tipo do arquivo. A sintaxe é:
file [nome_do_arquivo]
No caso do comando acima, se executarmos o comando file /bin/bash teremos o resultado a seguir:
/bin/bash: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV), dynamically linked, interpreter /lib/ld-linux.so.2, for GNU/Linux 2.6.32, BuildID[sha1]=f7da5dab8f4f51f50ec832867335d355e4ab7c09, stripped
E o resultado do comando file -i /bin/bash, acrecido da flag -i teremos:
/bin/bash: application/x-executable; charset=binary
Obtendo assim o mime-type e o mime-encoding do arquivo. O AWK apenas faz um fatiamento do que será exibido pelo comando trazendo apenas o terceiro elemento do conteúdo a partir do /bin/bash.