Os sistemas Linux têm uma reputação de alto nível de segurança. Essa é uma das razões pelas quais a participação de mercado do Linux vem crescendo. Muitos usuários estão se voltando para sistemas operacionais baseados em Linux para proteger seu sistema.
Embora os sistemas baseados em Linux não sejam visados com tanta frequência quanto outros sistemas operacionais populares, eles não são completamente à prova de falhas. Existem muitos riscos e vulnerabilidades que colocam em risco a sua privacidade.
Dicas para proteger seu sistema Linux
Instale uma VPN
Instalar uma rede privada virtual (VPN) ajuda a proteger o tráfego da internet de olhares indiscretos. Isso inclui invasores mal-intencionados que podem estar no controle de vários equipamentos de roteamento entre você e o recurso que está tentando acessar.
Uma VPN também impede que seu provedor de internet registre sua atividade na internet. Você também pode usar uma VPN para acessar conteúdo restrito no YouTube, Netflix etc.
Mantenha seu sistema atualizado
Manter seu sistema operacional atualizado é uma das maneiras mais eficazes de proteger seus dispositivos. Além do seu sistema operacional, mantenha seus aplicativos, como reprodutores de vídeo, leitores de PDF e navegadores atualizados.
A maioria dos sistemas operacionais baseados em Linux torna extremamente fácil para os usuários manter seus sistemas atualizados. Isso garante que não haja vulnerabilidades que os hackers possam explorar.
Habilite seu firewall
A função de um firewall é bloquear o acesso a serviços não seguros em seu computador. O kernel Linux tem uma funcionalidade de firewall por padrão, e tudo que você precisa fazer é adicionar um front end gráfico.
Os sistemas Ubuntu possuem um utilitário de linha de comando conhecido como UFW. Ele está instalado, mas não ativado. Você pode usar este utilitário para iniciar o firewall e bloquear todas as conexões de entrada.
Criptografe sua unidade
As versões mais recentes de distribuições Linux perguntarão se você deseja criptografar sua unidade durante o processo de instalação. Sempre certifique-se de escolher criptografar sua unidade para proteger seus dados.
Use senhas fortes
Por último, mas não menos importante, use senhas fortes para proteger seu dispositivo. A senha precisa ser forte e exclusiva. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos e outros caracteres para criar senhas fortes.
Linux Blog
Microsoft Defender para Linux adiciona novo recurso de segurança
Ubuntu 20.10 tem primeiro patch de segurança do kernel Linux
Linux 5.10 finalmente dispensa a ferramenta de décadas que causava bugs de segurança