A agência de segurança cibernética do Departamento de Segurança Interna dos EUA compartilhou dicas sobre como se defender de golpes cibernéticos que usam a crise de saúde envolvendo o coronavírus como isca para empurrar suas campanhas pela internet.
A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (CISA) alertou indivíduos em todo os EUA a permanecerem vigilantes sobre golpes cibernéticos relacionados ao coronavírus COVID-19 e a tomar uma série de precauções para garantir que não serão vítimas de cibercriminosos.
Dicas de defesa contra os golpes cibernéticos envolvendo o coronavírus
A CISA afirmou:
Os atores cibernéticos podem enviar e-mails com anexos maliciosos ou links para sites fraudulentos, para induzir as vítimas a revelar informações confidenciais ou doar a causas ou instituições de caridade fraudulentas.
Tenha cuidado ao lidar com qualquer e-mail com um assunto, anexo ou hiperlink relacionado ao COVID-19. Além disso, tenha cuidado com os pedidos, textos ou chamadas de mídia social relacionados ao COVID-19.
Os indivíduos são incentivados pela agência de segurança cibernética a:
- Evitar clicar em links em e-mails não solicitados e ter cuidado com os anexos de e-mail.
- Usar fontes confiáveis — como sites governamentais legítimos — para obter informações atualizadas e baseadas em fatos sobre o COVID-19.
- Não revelar informações pessoais ou financeiras por e-mail e não responder a solicitações por e-mail relacionadas a essas informações.
- Verificar a autenticidade de uma instituição de caridade antes de fazer doações.
Phishing, golpes e malware com tema de coronavírus
Este aviso vem depois dos anteriores emitidos no mês passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) sobre ataques de phishing e campanhas de fraude com tema relacionado ao coronavírus.
Tome cuidado! O COVID-19 é uma isca de phishing altamente popular.
Além disso, um relatório da Imperva destaca como “atualmente altos níveis de preocupação em torno do coronavírus estão sendo usados para aumentar a popularidade on-line de campanhas de spam projetadas para espalhar notícias falsas e levar usuários desavisados a duvidosas farmácias on-line”.
Por fim, Microsoft, Google, LogMeIn e Cisco anunciaram que estão oferecendo licenças gratuitas para ferramentas de reunião, colaboração e trabalho remoto. Dessa maneira, os funcionários remotos poderão participar de reuniões virtuais e conversar com seus colegas enquanto trabalham em suas casas.
Fonte: Bleeping Computer