A inclusão de alunos com deficiência hoje nas instituições regulares de ensino, principalmente públicas, vem se tornando cada vez maior. Mas, o que deveria ser uma grande conquista, passa a ser um grande desafio em muitas realidades. Saiba como criar textos em Braille com o Braille Translation.
Inúmeros fatores que vão desde a falta de materiais de apoio específicos. Além disso, o desenvolvimento de atividades para cada deficiência, falta de preparo dos profissionais, até o número máximo de alunos que ultrapassa sempre o que a lei especifica. Assim, acabam por desqualificar todo um trabalho que poderia trazer muitos benefícios para esse alunado. Isso faz com que a inclusão, que deveria oportunizar muito mais do que a socialização de tais alunos, fique restrita apenas a isto.
Podemos exemplificar a realidade de muitas escolas regulares que recebem alunos com deficiência visual. Quando essas não possuem o “material básico” que seria uma máquina de escrever Braille para esses alunos digitarem seus textos e atividades, o que acontece? O professor acaba por entregar uma cópia ou o livro com tais textos, ou atividades para o aluno. No que lhe concerne, esse aluno fica incumbido de levar tal texto/atividade para a escola especializada que também frequenta em contra turno. Lá, tais textos/atividades serão digitados e impressos em braille. Mas, o tempo que se gasta nesse “vai e vem” faz com que o aluno perca um precioso tempo.
Chegamos então ao objetivo desse texto que é apresentar uma dica valiosa para quem recebe principalmente alunos com esse tipo de deficiência.
Criando texto em Braille
Temos na web, uma página chamada Math is Fun que, na verdade, é voltada para a disciplina de Matemática, apresentando inúmeras atividades lúdicas para o ensino da mesma.
Porém, a página também apresenta uma ferramenta – o Braille Translation, que transcreve textos para o braille. Acompanhem:
Agora, vamos localizar a ferramenta que vais no ajudar no processo de conversão de textos para Braille. No campo de busca digite o termo “Braille”.
No resultado da busca, a ferramenta gratuita de tradução para Braille aparece nos primeiros resultados! Observe a imagem abaixo:
Agora, clique na primeira opção indicada Braille Translator!
Após convertido, basta imprimir o texto/atividade e entregá-lo ao aluno, lembrando que a escola ou a instituição deverá ter uma impressora elétrica específica para Braille. Para professores que enfrentam a dura realidade citada no início desse texto, com certeza ganhará um tempo primordial, convertendo qualquer texto usando o Braille translator.
É fato dizer que a inclusão em sua excelência está longe de acontecer, pois não é simples nem fácil. Porém, não podemos deixar de destacar avanços tecnológicos como esses e outros que encontramos principalmente na web. Cabe a todo o conjunto, que engloba governo, profissionais, escola e família comprometimento e mútua colaboração, para assegurar a esses alunos a qualidade do acesso e não somente este.
Nota: Este artigo é uma colaboração direta da professora Michele Rezende.