Uma das poucas peças de hardware que podem causar mais problemas em um sistema GNU/Linux é uma impressora. Felizmente, não é muito difícil verificar se sua impressora possui suporte. Depois de saber que ela possui suporte ao Linux, você deverá seguir os passos que já foram ensinados neste artigo para instalá-la corretamente.
Caso a impressora não possua suporte e se não possuir um driver já no kernel Linux ou se o fabricante não possuir nenhum driver compatível com o GNU/Linux, aí não há nada que se possa fazer.
Verificando a compatibilidade
Para saber se a sua impressora é compatível, você pode ir ao OpenPrinting e pesquisar a impressora (ou um modelo similar). No site, você conseguirá descobrir se a impressora possui suporte completo, parcial ou não é de nenhuma forma compatível com sistemas Linux.
Perceba no exemplo abaixo que a impressora é listada com um simbolo do pinguim normalmente, isso quer dizer que é compatível, veja:
Agora, se não for compatível, aparecerá o pinguim com um simbolo de bloqueio, veja:
Além disso, você pode ver se há drivers disponíveis de sua impressora, compatíveis com a sua distribuição.
O OpenPrinting também é muito útil para quando você estiver procurando uma nova impressora e evitar possíveis frustrações. Exemplo de
impressora plenamente funcional em distribuições GNU/Linux.
Para consultar se a impressora que você quer instalar no Linux é compatível, consulte através do site abaixo. Evite problemas com sua nova impressora e fique atento as atualizações que são constantes.