GNU Octave é uma linguagem interpretada de alto nível, destinada principalmente a cálculos numéricos. Ele fornece recursos para a solução numérica de problemas lineares e não lineares e para realizar outras experiências numéricas. Hoje, saiba como instalar o GNU Octave no Ubuntu, Fedora, Linux Mint, Debian, CentOS e openSUSE, utilizando pacote Flatpak.
Também fornece amplos recursos gráficos para visualização e manipulação de dados. O Octave é normalmente usado por meio de sua interface de linha de comando interativa, mas também pode ser usado para gravar programas não interativos. A linguagem Octave é bastante semelhante ao Matlab, de modo que a maioria dos programas podem ser portados com toda tranquilidade.
O Octave possui ferramentas abrangentes para resolver problemas comuns de álgebra linear numérica, encontrar as raízes de equações não lineares, integrar funções comuns, manipular polinômios e integrar equações diferenciais e algébricas diferenciais-algébricas comuns.
É facilmente extensível e personalizável através de funções definidas pelo usuário, escritas na própria linguagem da Octave, ou usando módulos carregados dinamicamente, escritos em C ++, C, Fortran ou outras linguagens.
Neste tutorial: Saiba como instalar o GNU Octave no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!
Instalando o GNU Octave no Ubuntu e derivados!
Para instalar o GNU Octave no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.
Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o GNU Octave para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:
Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do GNU Octave no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GNU Octave no Fedora e derivados!
Para instalar o GNU Octave no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do GNU Octave no Fedora:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GNU Octave no Debian e derivados!
Para instalar o GNU Octave no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:
Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:
Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:
Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o GNU Octave no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GNU Octave no CentOS e derivados!
Para instalar o GNU Octave no CentOS, execute os comandos abaixo. Vale lembrar que assim como o Fedora, o CentOS também vem com suporte ao Flatpak por padrão, então basta seguir os passos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do GNU Octave no CentOS:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GNU Octave no openSUSE e derivados!
Para instalar o GNU Octave no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:
Passo 1 – Instalar o Flatpak
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:
Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do GNU Octave no OpenSUSE:
Passo 5 – Comando para executar o GNU Octave:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GNU Octave no Linux!