Um sistema de inteligência artificial, ou IA, detectou plásticos nos oceanos, analisando imagens de satélites que orbitam a Terra.
Os cientistas por trás da técnica afirmam que é a primeira vez que manchas de plástico nas águas costeiras são detectadas por satélites.
Inteligência artificial detecta plásticos nos oceanos
O sistema estuda imagens coletadas pelos satélites Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia para detectar detritos flutuando nos oceanos do mundo. Esses objetos absorvem e refletem a luz para produzir uma “assinatura espectral” nos dados que contêm pistas sobre o que são.
Pesquisadores do Laboratório Marítimo de Plymouth, no Reino Unido, treinaram um algoritmo para classificar os diferentes objetos, identificando diferenças em suas assinaturas espectrais.
Eles então executaram o algoritmo sobre imagens de mares ao redor do Canadá, Escócia, Gana e Vietnã. Em média, o sistema diferenciava entre plásticos e materiais naturais, como algas marinhas, com 86% de precisão.
Agora, a equipe planeja refinar a técnica para detectar com precisão manchas flutuantes em águas costeiras turvas e grandes rios.
Eventualmente, eles esperam que o método seja combinado com drones para monitorar o lixo plástico e apoiar as operações de limpeza. Mas eles acrescentam que a única maneira de limpar nossos oceanos poluídos é reduzir drasticamente a quantidade de plástico que produzimos.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: The Next Web
Leia mais:
Aulas online gratuitas sobre Inteligência Artificial são oferecidas pela Microsoft