Gostaria de saber como um laboratório da NASA ensina a fazer seu próprio rover open source? Já se perguntou o que é necessário para construir um rover como o Curiosity da NASA? Qualquer um, legitimamente, assumiria que é necessário expertise em engenharia mecânica, desenvolvimento de software e eletrônica para sequer começar a construir um robô tão complexo. Agora, estudantes amadores e também os entusiastas podem aprender sobre essas habilidades e ter a sensação de como é construir um rover desse tipo usando planos e instruções do Projeto de Rover Open Source do Jet Propulsion Laboratory (JPL).
NASA tem laboratório que ensina como fazer seu próprio rover open source
Após o pouso bem sucedido do Curiosity em Marte, o JPL em Pasadena, California, criou um modelo educacional menor do rover (chamado “ROV-E”) que foi usado como uma ferramenta educacional para o ensino médio e estudantes universitários, bem como o público em geral. Era um rover que podia ser levado até as salas de aula, museus e eventos escolares para demonstrar princípios de robótica em primeira mão. A resposta a esse rover foi muito positiva e frequentemente incluía a pergunta “Como nós podemos construir nosso próprio rover?” Com o ROV-E sendo um tanto quanto custoso e complicado de fazer, os engenheiros do JPL projetaram um modelo que poderia ser montado a partir de partes encontradas em prateleiras comeciais por algo como $2,500, para que pessoas interessadas em fazer seu próprio rover fossem capaz de fazê-lo.
O Rover Open Source do JPL (OSR, sigla em inglês) é uma versão reduzida do Curiosity, de suas 6 rodas até a suspensão tipo Rocker-Bogie. O JPL publicou este projeto sob uma licença open souce no GitHub onde qualquer um pode baixar as instruções padrão e planos de ensaio para construir seu próprio OSR.
Nós queríamos retribuir à comunidade e reduzir a barreira de entrada por dar uma mão de experiência à próxima geração de cientistas, engenheiros e programadores, diz Tom Soderstrom, o patrocinador do projeto Rover Open Source.
Mik Cox, o gerente do projeto, complementa:
Eu amaria ter tido a oportunidade de montar este rover no ensino médio. Espero que através desse projeto nós forneçamos a oportunidade para outros.
Como funciona um projeto colaborativo
As instruções do OSR são bastante detalhadas. Portanto, elas permitem que o montador tenha a opção de fazer as próprias escolhas de design. Assim, por exemplo, os montadores podem decidir quais controladores usar. Do mesmo modo, podem adicionar câmeras USB ou painéis solares. Outra ideia é fixar carga científica útil. O projeto do OSR , então, serve como ponto de referência. Sendo assim, tem variadas margens no sistema de energia e computação. Isso permitirá aos usuários escolher como eles querem personalizar e complementar seus rovers. Também podem mudar princípios de peças e programas ao longo do caminho.
Disponibilizar o projeto do rover como open source também dá aos montadores uma comunidade para interagir e compartilhar ideias. Versões de teste deste rover já foram construídas dentro de salas de aula. Assim, obteve diferentes desings, ideias e soluções para problemas comuns.
Foi uma experiência extremamente recompensadora trabalhar com as equipes de ensino médio testando o processo de construção. Eles tinham uma tonelada de grandes ideias e estavam tão entusiasmados sobre se envolver em robótica e STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em geral. Foi exatamente o que nós estávamos esperando inspirar com este projeto, diz o projetista e engenheiro do OSR da JPL, Eric Junkins.
Futuras missões
Com uma comunidade de montadores/desenvolvedores ativa, há um número de direções que o desenvolvimento poderia tomar. É possível que a tecnologia desenvolvida pelos montadores possam ser usadas de alguma forma em futuras missões na Terra e no espaço.
Nós lançamos esse rover como um modelo base, diz Cox. Esperamos ver a comunidade contribuir com melhorias e adições. Então, nós estamos realmente empolgados para ver o que a comunidade vai adicionar a ele.
Os desenvolvedores do OSR da JPL também têm um sonho. Eles esperam ansiosamente ver uma frota desses rovers surgirem em escolas e oficinas em todo lugar.
Então, você gostou de saber como um laboratório da NASA nos ensina a fazer nosso próprio rover open source? Não deixe de compartilhar!
Veja também: Robô da NASA Curiosity Rover é controlado com um computador rodando GNU/Linux!