Linux Mint Debian Edition 5 foi lançado, mas alguns usuários do Linux Mint ainda preferem a versão baseada no Ubuntu. No entanto, pensando no público interessado no LMDE resolvemos buscar pela web quais são os comentários que os usuários do LMDE 5 estão dando pela web. Porém, lembre-se que isso não é um review, apenas vamos comentar o que anda circulando por aí.
O que a web comenta sobre o Linux Mint Debian Edition 5?
Linux Mint Debian Edition 5 é baseado no Debian 11 Bullseye e vem com o Linux Kernel 5.10 LTS. No entanto, você já pode observar que estabilidade é o sobrenome do LMDE. Alguns gostam do instalador do LMDE, que é o mesmo instalador do Debian, mas com algumas modificações.
Sobre as versões dos pacotes, ou seja, dos aplicativos, alguns usuários comparam com os pacotes do Linux Mint 20.3. Porém, o Linux Kernel seguiu com o LTS como já dito antes. Mas, nem só de hardware novo vive o LMDE, alguns usuários reportaram que estão satisfeitos com o LMDE 5 em máquinas antigas.
Já sobre o consumo de RAM e processamento, saiba que o Linux Mint Debian Edition 5 não é pesado. Em vários reviews do Linux Mint Debian Edition 5 alguns sites apontaram que o consumo de RAM e processamento, esteve respectivamente em 750 MB e 2%.
Neste testes de desempenho o processador mais potente foi o i3 de primeiro geração. Desta forma, não deixou a desejar diante dos processadores mais recentes. Assim, a gente entende que em processadores mais potentes o LMDE 5 vai voar.
Alguns reportaram testes com algumas abas de navegadores, LibreOffice, aplicativos de desenhos e o desempenho também impressionou. Assim, o consumo de RAM ficou em 1,5 GB e o processamento não passou de 4%.
O LMDE 5 foi projetado para você utilizar o sistema por 2 anos sem grandes problemas. Alguns usuários comentaram que ao fechar a tampa do notebook o modo de hibernação foi ativado. No entanto, a tela ficou preta, sem cursor, e uma reinicialização forçada foi necessária.
Mas, ainda analisando alguns comentários, é quase provável que seja um problema herdado do Debian. Nos fóruns do Debian há vários tutoriais sobre como remover isso. Por fim, se você precisa de um sistema com baixo consumo de recursos e com a estabilidade Debian, o Linux Mint Debian Edition 5 é a melhor escolha.