O Abuse.ch lançou um repositório de malwares, chamado MalwareBazaar, para permitir que especialistas compartilhem amostras de malware conhecidas e informações relacionadas.
A princípio, o MalwareBazaar está disponível gratuitamente e coleta apenas amostras de malwares conhecidas.
A descrição do serviço diz:
O MalwareBazaar é um projeto operado pelo [site] abuse.ch. O objetivo do projeto é coletar e compartilhar amostras de malwares, ajudando pesquisadores de segurança de TI e analistas de ameaças a proteger seus […] clientes contra ameaças cibernéticas.
O repositório de malwares MalwareBazaar
O serviço permite que os usuários compartilhem amostras de malware, baixem amostras do repositório e implementem recursos de pesquisa. Além disso, os usuários podem procurar uma família de malware específica e filtrar malware usando hashes e tags.
Ainda mais, lotes de malwares estão disponíveis para download diariamente!
O MalwareBazaar também implementa uma API para permitir a integração de seus serviços com plataformas de terceiros para análise e compartilhamento de malware.
A ideia por trás do MalwareBaazar é facilitar a circulação de amostras de malware na comunidade e fazer isso gratuitamente, em vez de usar serviços pagos.
O site abuse.ch diz:
Essa foi a motivação para o lançamento do MalwareBazaar: uma coleção de malware na qual os pesquisadores de segurança de TI podem compartilhar facilmente amostras de malware com a comunidade, sem enfrentar restrições de download o tempo todo ou pagar taxas de assinatura caras.
Por fim, ao contrário do VirusTotal, o MalwareBazaar não aceita arquivos benignos.
Portanto, você pode carregar e baixar quantas amostras de malware desejar. É totalmente grátis!
Fonte: Security Affairs
Leia mais:
Google anuncia novas proteções contra malware para usuários do Programa Proteção Avançada
O impacto do COVID-19: cibercriminosos usam ofertas e descontos para espalhar malware
Novo malware para Android se apresenta como um aplicativo de rastreamento do coronavírus